Equipe da Subprefeitura visita Complexo #9, modelo de intervenção urbana na Bela Vista

Baixo do viaduto Júlio de Mesquita Filho ganha espaço para práticas esportivas, culturais e de lazer

Baixo de viaduto na Bela Vista ganha espaço para práticas esportivas, culturais e de lazer

Nesta semana, o Subprefeito Coronel Marcelo Salles visitou as instalações do Complexo #9, centro Cultural Esportivo localizado embaixo do Viaduto Júlio de Mesquita Filho, conhecido como Viaduto do Café.

A intervenção existe desde 2018 e ocupa cerca de 7 mil metros² do baixo viaduto. Além de um espaço para prática de atividades físicas, o local também é adaptado para caminhadas e programações de cunho cultural e esportivo, objetivando a convivência na Bela Vista.

A visita da equipe da Subprefeitura ocorreu com a finalidade de conhecer o espaço e pensar em novas possibilidades de intervenção na região. Além do subprefeito, participaram o coordenador de Governo Local, Coronel Bixiga, a supervisora de habitação, Katia Apolinário, o agente de apoio, João Ferreira e o supervisor de cultura, Cleber Jacob. A equipe foi recepcionada pelos sócios, Gibi e Klaus e por um dos parceiros do projeto,  Wagner Cunha Carvalho da W-Energy.

“Trata-se de uma intervenção totalmente sustentável, que muda a cara do bairro e faz com que a própria comunidade exerça o papel de proteger o espaço. Constatamos inúmeros benefícios, entre eles, estímulo à sensação de pertencimento, economia aos cofres públicos, aumento da sustentabilidade, da segurança, da prática esportiva e da inclusão social. Queremos levar boas ideias e bons exemplos como este, muito comuns em países de primeiro mundo, para outros locais da região central”, destaca o subprefeito, Coronel Salles.

O projeto
A iniciativa foi idealizada pelo tetra campeão mundial de Muay Thay, Moisés Batista de Souza, conhecido como Gibi, e pelo empresário Klaus Pian.

O Complexo #9 é uma parceria celebrada por termo de cooperação entre a prefeitura e a Associação Gibi Competition Sports, responsável pela ministração de cursos e atividades esportivas e recreativas no local.

Em 2018 o espaço recebeu revitalização, instalações hidráulicas e sanitárias, iluminação, paisagismo e equipamentos necessários para prática de atividades esportivas e culturais.

O Centro Esportivo Viaduto do Café é um espaço aberto para o público de todas as idades para prática de atividades culturais, aulas de artes marciais, eventos, prática de atividades físicas, realização de feiras, palestras e workshops, além de aulas de alfabetização e economia doméstica; atendimento odontológico e de diversas terapias.

No local, os usuários tem acesso a salas multifuncionais com banheiros divididos, tatame para atividade de artes marciais, com capacidade de 30 pessoas, além de um octógono. Também há um ringue com arquibancadas para eventos de luta (graduação) com capacidade 400 lugares e cachorródromo. “O trabalho social e a recuperação de jovens em situação de vulnerabilidade faz parte da missão do projeto. Para isso, 30% das vagas são destinadas gratuitamente à comunidade carente ou de baixa renda”, explica Gibi.