Tu Bishvat: Ano Novo das Árvores com plantio na Praça Cinquentenário de Israel

Para celebrar o Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores da comunidade judaica, ontem (28/1) aconteceu uma ação de plantio na Praça Cinquentenário de Israel, no Pacaembu.

A ação teve a iniciativa da KKL Brasil (Keren Kayemet LeIsrael), do Consulado Geral de Israel em São Paulo e da Federação Israelita do Estado de São Paulo e contou com a parceria da equipe do Programa Gentileza Urbana da Subprefeitura Sé.

“Este é o momento onde as sementes saem de sua hibernação e eclodem criando novas vidas. Entendemos esse momento como uma renovação. Não só a renovação das árvores e do meio ambiente, mas como a nossa própria renovação, da nossa alma e do nosso respeito ao planeta. Desejo a todos um feliz Tu Bishvat!”, falou Eduardo El Kobbi, presidente da KKL Brasil, a maior e mais antiga organização ambiental do mundo.

“Nesta praça em homenagem a comunidade judaica temos um pau-brasil que é a árvore símbolo do Brasil, e por isso nós decidimos renovar o local, plantar e pintar as sete espécies sagradas para Israel para celebrar esta data tão importante para nós”, disse o cônsul geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi.

O presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, explicou que Israel é o país que têm mais árvores no final do ano do que tem no começo, pois é um dos poucos países altamente reflorestado. “Plantar árvores é sempre fundamental, principalmente no mundo que dá pouca importância e atenção à questão da natureza, do meio ambiente e da sustentabilidade. Dentro da nossa religião é um mandamento plantar árvores. É um sinal de vida, é acreditar na vida, é acreditar no futuro. Seguimos acreditando”.

Foram plantadas cinco mudas de araçá-boi (Eugenia stipitata) e cinco de araçá-amarelo (Psidium cattleyanum). Na parede da praça, o artista Leandro Spett grafitou as sete espécies citadas na Bíblia (shivát haminim) – tâmara, oliva, figo, romã, uva, trigo e cevada.

Para o subprefeito da Sé, Roberto Arantes, a parceria entre a Prefeitura e a KKL Brasil está consolidada. “Realizamos diversos projetos com a KKL e por mais uma vez estamos aqui cuidando do meio ambiente, plantando e deixando frutos para uma nova geração”.

“Estamos extremamente felizes comemorando em um evento restrito e com todos os cuidados em razão da Covid-19. No próximo ano estaremos juntos, numa praça, e com muita gente. Só temos a agradecer. Feliz Bishvat!”, finalizou o diretor geral do KKL, Marcelo Schapo.

Confira as fotos do Tu Bishvat: