Produção de mudas é feita por três Viveiros Municipais

Montagem de fotos de produção de mudas e flores

 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM), administra três viveiros: Manequinho Lopes, Arthur Etzel e Harry Blossfeld com diferentes funções.


O Viveiro Manequinho Lopes, localizado no parque Ibirapuera, é responsável pela produção de mudas herbáceas, arbustivas, trepadeiras, medicinais e aromáticas. Recentemente começou a produzir plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Manequinho Lopes é uma homenagem ao entomologista Manoel Lopes de Oliveira Filho.


O Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo, também produz herbáceas, arbustivas e trepadeiras. Seu nome é uma homenagem ao Arthur Etzel, um importante nome na ampliação de áreas verdes municipais em São Paulo..


O responsável pela produção de mudas de árvores nativas da floresta ombrófila densa paulistana é o Viveiro Harry Blossfeld, localizado no Parque Cemucam, carrega em seu nome uma homenagem a Harry Blossfeld, um botânico alemão.


Todos os viveiros são responsáveis pelo fornecimento de mudas para órgãos municipais, como: escolas, subprefeituras e unidades de saúde. Além disso, realizam doações para organizações do terceiro setor e órgãos estaduais e federais.

* Com informações da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente