Gentileza Urbana: Novas intervenções paisagísticas no Bom Retiro

A Subprefeitura Sé construiu em parceria com a maior e mais antiga organização ambiental do mundo, KKL (Keren Kayemet LeIsrael), um jardim de chuva e uma vaga verde em frente ao Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no Bom Retiro.

Os coordenadores do Programa Gentileza Urbana, o arquiteto paisagista André Graziano e o biólogo Rodrigo Silva, viabilizaram a proposta do Marcelo Schapo, diretor executivo do KKL Brasil, de se criar neste espaço, na esquina do Memorial, um jardim reunindo as sete espécies citadas na Bíblia - (shivát haminim) - tâmara, oliva, figo, romã, trigo, uva e cevada (encontradas pelos hebreus ao saírem do cativeiro e entrarem na Terra de Israel), juntamente com um ipê amarelo (árvore símbolo do Brasil), vriesias imperiais e grama amendoim, reforçando assim os laços que unem a cultura brasileira e a judaica.

A nova intervenção paisagística na área central foi entregue ontem (29/12) com a presença do Subprefeito da Sé, Roberto Arantes e sua equipe; do presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi acompanhado pelo Schapo; e da Alessandra Andrea Forli Queiroz, do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto.

Após a visita, aconteceu uma cerimônia restrita no espaço que abriga a Sinagoga Kehilat Israel, a mais antiga de São Paulo. O presidente do KKL Brasil aproveitou a ocasião para homenagear Roberto Arantes com um certificado de agradecimento ao trabalho realizado, em especial pelo Programa Gentileza Urbana. Em gratidão, no nome do subprefeito foram plantadas 18 árvores no Bosque Brasil, na região de Modiin, em Israel.

"No ano em que o KKL comemora 120 anos de vida e trabalho, agradecemos e homenageamos Roberto Arantes e toda sua equipe pelo maravilhoso trabalho desenvolvido em sua gestão frente à Subprefeitura, que se caracterizou pela aproximação do munícipe da prefeitura, num esforço do desenvolvimento de cidadania. O jardim é pequeno, mas tem um enorme significado cultural para a nossa cidade, assim como para nossa Organização", declarou o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi.

Roberto Arantes frisou a alegria em trabalhar com uma equipe de excelentes profissionais, bem como da importância da "provocação" da sociedade civil e do cidadão para as realizações da Prefeitura. "Esse é um trabalho que precisa ser feito a quatro mãos, nem a Prefeitura, nem a sociedade civil podem fazer sozinhos. Quando há união, com respeito as limitações de cada parte, o ganho de todos é incrível!" declarou.

KKL – Keren Kayemet LeIsrael é a maior e mais antiga organização ambiental do mundo com 120 anos de atividades no estado Israel, hoje presente em 45 países, disponibilizando conhecimento e tecnologia, contribuindo na construção de um mundo melhor e mais justo através de responsabilidade ambiental, educação e desenvolvimento sustentável. Levando o verde, a vida e a produtividade aos lugares onde antes eram apenas desertos.

Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto – Localizado na 1ª Sinagoga do Estado de São Paulo, fundada em 1912, o Museu da Imigração Judaica e do Holocausto guarda um amplo e valioso acervo documental destinado a valorizar a contribuição dos judeus ao desenvolvimento do Brasil. O Memorial visa preservar a memória judaica e apresentar ao público a chegada dos judeus ao país desde o período colonial, durante a presença holandesa no Recife do século 17, no Império e nos demais períodos da história nacional, incluindo um andar inteiro destinado ao Holocausto. Atualmente, o bairro do Bom Retiro, berço das mais diferentes levas migratórias, passou a ser uma nova opção de roteiros histórico-culturais na cidade. Assim, o visitante encontrará no Memorial um espaço ímpar para honrar a memória daqueles imigrantes judeus engajados na construção do Brasil.

Programa Gentileza Urbana — As intervenções paisagísticas na Subprefeitura Sé visam o melhor aproveitamento do espaço público e do meio-ambiente na região central. Já foram construídos e entregue à população 41 jardins de chuva, 16 vagas verdes, 3 bosques de conservação urbana, 3 landarts, 3 biovaletas (Avenida 23 de Maio – 1 seca e 1 alagada, e 1 na Avenida do Estado), 1 escadaria verde e calçadas com poços de infiltração. As ações integram o Programa Gentileza Urbana da Subprefeitura Sé que procura criar pequenos espaços nas ruas e avenidas do Centro para ampliar as possibilidades de estar, lazer, permeabilidade e biodiversidade.

Prêmio FNA 2020 — Em outubro, a Subprefeitura Sé recebeu o prêmio FNA 2020, da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas. Instituído para reconhecer iniciativas que dialogam em favor da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, o Prêmio FNA 2020 contemplou três iniciativas: o Coletivo Salve Natal (RN), o movimento Paraná contra a Covid-19 (PR) e o projeto Gentileza Urbana (SP). Escolhidos dentro de inúmeras indicações vindas dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e entidades de classe, os laureados foram os mais votados pelo Conselho Consultivo, segundo suas boas práticas e condutas com a área arquitetônica e urbana, e compromisso com a sociedade civil.

Indicado pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), o programa Gentileza Urbana na Subprefeitura da Sé é destinado à implantação de pequenas intervenções e introdução de áreas verdes, jardins de chuva, vagas verdes, bosques, biovaletas, escadarias verdes e praças, entre outras soluções da natureza para suavizar a aridez do centro da cidade e criar micro espaços de estar e de lazer.

 

Arte escrito Gentileza Urbana com fotos do antes e depois do novo jardim de chuva

arte escrito Gentileza Urbana com três imagens: projeto, antes e depois, das obras. Ao fundo está o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto

arte escrito Gentileza Urbana com imagens dos funcionários da equipe de logradouro uniformizados e quebrando o asfalto

Arte escrito Gentileza urbana com equipes de plantio em ação

arte escrito gentileza urbana com imagens das árvores plantadas

arte escrito Gentileza Urbana com o subprefeito e a equipe da KKL visitando o jardim

arte colorida escrito gentileza urbana com três imagens: roberto arantes recebendo o certificado das mãos do Eduardo El Kobbi, a outra foto com toda equipe e em destaque o certificado