Gentileza Urbana: programa é pauta da reunião da CPPU

O Subprefeito da Sé, Roberto Arantes, participou hoje da 86ª reunião ordinária da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU/SMDU). Ele apresentou as intervenções paisagísticas realizadas pelo Programa Gentileza Urbana que procura criar pequenos espaços nas ruas e avenidas do Centro para ampliar as possibilidades de estar, lazer, permeabilidade e biodiversidade.

As ações visam o melhor aproveitamento do espaço público e do meio ambiente na região central. Já foram construídos e entregue à população 41 jardins de chuva, 16 vagas verdes, 3 bosques de conservação urbana, landarts, biovaletas, escadaria verde e calçadas com poços de infiltração.

Em outubro, a Subprefeitura Sé recebeu o prêmio FNA 2020, da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas. Instituído para reconhecer iniciativas que dialogam em favor da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil.

A presidente da CPPU, Aparecida Regina Lopes Monteiro, afirmou que estava encantada com as intervenções no Centro e “com muito pouco e com vontade política, nós podemos transformar o pequeno em grandes gestos, é isso que vemos ao conhecer esse programa tão bacana e inovador”.

“O Gentileza Urbana deve ser replicado na cidade toda”, afirmou Viviane Manzione Rubio, arquiteta urbanista e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O subprefeito da Sé ficou lisonjeado em mostrar, para a CPPU e os participantes da reunião, o conceito do Programa Gentileza Urbana; a importância da microdrenagem na área mais árida da Cidade; e o ineditismo em projetos inteligentes voltados ao meio ambiente.

“Oferecemos gentileza e recebemos muito mais. Percebemos os moradores cuidando do jardim em frente à sua casa, participando ativamente das ações e sugerindo locais. O Centro sempre foi querido e é prazeroso resgatar esse sentimento de pertencimento dos munícipes com a área central da nossa Cidade”, falou Roberto Arantes.

Para assistir a reunião acesse: https://www.youtube.com/watch?v=d08tAoCroPM

 

arte colorida escrita Gentileza Urbana mostra 4 imagens com o subprefeito, a tela da reunião online, vaga verde e a televisão

Arte escrito Gentileza Urbana com o logotipo da subprefeitura Sé mostra imagens da reunião

Arte escrito Gentileza Urbana com o logotipo da subprefeitura Sé mostra imagens da reunião