Prefeitura supera meta de recapeamento para biênio no primeiro semestre de 2020

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, atingiu a marca de 4,6 milhões de metros quadrados de vias recapeadas na cidade de São Paulo. Com isso, foi superada a meta estabelecida para os anos de 2019 e 2020. De acordo com o Programa de Metas, a Prefeitura deveria executar 3,6 milhões de metros quadrados até o fim deste ano. Mesmo com a meta já superada, as ações de recapeamento continuam acontecendo na capital agora e nos próximos meses.

Antes de completar um ano e meio, a Prefeitura recapeou cerca de 325 km de ruas e avenidas, o que corresponde, aproximadamente, à distância entre São Paulo e Ribeirão Preto, cidade no interior do Estado de São Paulo. Atualmente, 61 vias estão em obras para receber nova camada de asfalto. A ação acontece em diversos pontos da cidade, como na Avenida Águia de Haia, Avenida Aricanduva, Rua Nádia Abdala Chohfi e Avenida Mazzei, por exemplo.

Em 2020, a administração investiu R$ 500 milhões para financiar o recapeamento de 170 vias. Deste total, 82 já foram beneficiadas. Na Zona Norte, as Avenidas Direitos Humanos, Friederich Von Voith, Conceição e Gen. Ataliba Leonel estão entre as vias recapeadas este ano. As vias da Zona Sul também receberam a recomposição da malha viária como a Avenida Prof. Abraão de Morais, Rodovia dos Imigrantes, Estrada das Lágrimas, Estrada Turística de Parelheiros, entre outras.

No Centro, temos como exemplo a Rua da Independência, Rua Martim Francisco, Rua Alagoas e Alameda Glete. Na Zona Leste, as avenidas Jacu Pêssego e Governador Carvalho Pinto, conhecida como Tiquatira, foram entregues este mês, além da Av. Nordestina, Av. Sapopemba e Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, que também receberam nova camada de asfalto este ano. Já na Zona Oeste, o programa de recapeamento contemplou a Marginal Pinheiros, Av. dos Bandeirantes, Av. Giovanni Gronchi e Av. Morumbi em 2020.

De novembro de 2017 a junho deste ano, 341 vias foram recapeadas, o que significa uma área de 557 quilômetros de extensão de asfalto renovado. A Prefeitura designou mais de R$ 1 bilhão ao programa durante esta gestão.

Sistemas digitais

As ações de recapeamento na cidade de São Paulo acontecem de forma exclusiva. A Prefeitura utiliza sistemas digitais capazes de monitorar a qualidade das vias e identificar o serviço necessário a ser realizado de acordo com o desgaste do asfalto. O sistema permite um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade no trabalho executado.

"A utilização de tecnologias permitiu diagnosticar as vias prioritárias e o tipo de serviço necessário para cada uma. Isso resultou em maior qualidade e economia do dinheiro público", explica o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação