Revitalização: Subprefeitura Sé transforma o Parque do Gato

Neste mês a Subprefeitura Sé entregou para a comunidade um novo Parque do Gato, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco. O conjunto possui nove blocos residenciais, contabilizando 486 unidades habitacionais, cuja frequência de usuários e moradores na comunidade chega a 1.600 pessoas diariamente. Foram realizados diversos serviços entre eles:

  • criação de horta comunitária;
  • canteiros ornamentais;
  • áreas de lazer e recreação;
  • recuperação de pavimento para pedestres;
  • rampas de acessibilidade;
  • instalação de mobiliário urbano de lazer, estar e recreação;
  • remodelação de quadra esportiva em pista de skate (padrão skatepark/street/freestyle);
  • contenções de nível de solo;
  • criação de estacionamentos;
  • ajustes técnicos para circulação de bicicletas (ciclovia);
  • plantio de indivíduos arbóreos;
  • mini campo de grama;
  • recuperação de sarjetas, sarjetões, bueiros, galerias, bocas de lobo, realinhamento de guias e do sistema de drenagem superficial;
  • academias de ginástica para terceira idade;
  • criação de lixeiras coletivas;
  • remoção de resíduos orgânicos (restos de poda e mato);
  • roçagem;
  • pintura de guias e postes;
  • demarcação de vagas de carros pela CET;
  • e outras ações de zeladoria urbana.

A operação começou na primeira quinzena de maio com as equipes efetuando podas em 20 árvores no local e roçada nas áreas verdes. Foram removidos carros abandonados na área pública; remoção de lixo e entulhos; e limpeza de bueiros.

O Parque do Gato também ganhou novas cores com o plantio de cordiline, lambari-roxo, tumbérgia-azul, figueiras, ipê-amarelo e pitanga. Na horta comunitária foram plantadas sementes de salsa, tomate cereja, couve, três variedades de alface, coentro e mamão.

A técnica de edificações, Aislynn Ramos de Oliveira, conta que todos os dias os moradores preparavam café da manhã para a equipe e que foi muito gratificante trabalhar com o apoio dos moradores. “Fomos tão bem recebidos que só temos a agradecer a hospitalidade e os cuidados que recebemos dos moradores. Aproveitamos para conhecer melhor as necessidades da comunidade e adequar os serviços de melhorias que fizemos aqui”, disse a técnica da empresa Molise, prestadora de serviços da Sub-Sé.

“As inúmeras benfeitorias no Parque do Gato darão aos moradores do local uma melhor qualidade de vida e maior aproveitamento dos espaços públicos. Agradecemos a população que recebeu a nossa equipe com tanto carinho e que agora vão preservar e cuidar do novo Parque”, afirmou o subprefeito da Sé, Roberto Arantes.

Moradores agradecem a Sub-Sé
Para a empregada doméstica, Maria José da Conceição, moradora do bairro há 4 anos, uma das principais mudanças está relacionada a limpeza. “Agora está nota mil! Tinha muito lixo. Quero muito que a turma colabore e mantenha tudo limpinho”, falou a Dona Maria.

Paulo Júnior brincava com a sua filha na pista de skate. Morador do Parque do Gato há 10 anos agradeceu as obras realizadas pela Sub-Sé. “Nunca ninguém fez isso que vocês estão fazendo. O pessoal vem de fora para brincar de skate aqui. Quero que minha filha se orgulhe a cada dia de onde nós vivemos. Olha como tudo está lindo!”, comentou o morador.

Enquanto empinava pipa o garoto Kaio Vinícius e o amigo Kauan de Souza Lopes Timóteo falavam que estavam adorando as novas opções de lazer: “A gente gosta de pipa, skate e de jogar bola. Agora vamos começar a andar de bike na pista que ficou muito maneira”, falou Kaio.

A diretora do CEI Sonho de Criança, Euzilene Paiva, ficou tão feliz com as melhorias que era só elogios para a equipe da Sub-Sé. “Eu não acreditei quando vi as hortas! Já estou planejando atividades com as crianças ali assim que retornar as aulas. E outro local que elas irão adorar é o campo de futebol aqui na frente da creche. Ficou tudo perfeito, parabéns!”, falou Euzilene. Ela relatou que antes as crianças colocavam objetos de madeira para brincar no gramado e que agora o campo de futebol com traves é adequado para a criançada da CEI.

Desde o início das obras no Parque do Gato, o morador Márcio Melo Vieira se entusiasmou com a horta e acompanhou todas as etapas da construção dos novos espaços comunitários. “Tudo ficou muito bom, mas a área verde ficou ótima! Vamos manter com muito amor este espaço que tem de tudo um pouco. Vou regar e chamar os moradores para me ajudar a plantar e cuidar da nossa horta”, acrescentou Márcio.

“A reforma na comunidade ficou linda, agora cabe os moradores conservarem o local”, finalizou a moradora Tereza Ellen Bachiega.

Confira as fotos:

Montagem da equipe com o subprefeito da Sé Roberto Arantes

Montagem de fotos do subprefeito vistoriando o serviço da equipe

Fotos da equipe plantando na horta

Novos canteiros com flores coloridas

Duas fotos da equipe de coleta de lixo

Duas fotos da equipe do cata-bagulho

Duas fotos da pista de skate e quadra

Fotos dos bancos e da faixa de pedestres

Pista de bike

Construção de rampa de acessibilidade