Visita técnica nas obras na área Central: Parque do Gato e biovaleta na Avenida 23 de Maio

Nesta semana a equipe técnica da Subprefeitura Sé vistoriou as obras de revitalização do Parque do Gato e a construção da biovaleta na Avenida 23 de Maio. O subprefeito da Sé, Roberto Arantes e o chefe de gabinete, Irineu Ferraz, estavam acompanhados do coordenador de obras, Remy Silva; o arquiteto André Graziano; o biólogo Rodrigo Silva; e Alexandre Rodrigues da empresa Sustentare, responsável pela limpeza da área Central.

Parque do Gato
A Subprefeitura Sé realiza diversos serviços no Parque do Gato. A operação começou na primeira semana de deste mês com as equipes efetuando podas em 20 árvores no local e roçada nas áreas verdes.

A equipe de logradouro reformou áreas de passeio e sarjetão; instalou novas de tampas de galerias; realinhou as guias; construiu lixeiras de alvenaria, muretas e rampas de acessibilidade; demarcou o espaço para estacionamento. Foram removidos carros abandonados na área pública; remoção de lixo e entulhos; e limpeza de bueiros.

As obras estão em etapa avançada para que a Subprefeitura possa entregar as benfeitorias para a comunidade do Parque do Gato aproveitar melhor os espaços públicos. Uma das intervenções será a criação de uma horta e uma pista de skate.

Montagem de fotos com o subprefeito e a equipe técnica visitando o parque do gato

Montagem de fotos com a equipe trabalhando

Biovaleta na Avenida 23 de Maio
Mais uma novidade é a construção da biovaleta, um de pequenos espaços gentis, exemplos de sustentabilidade ao alcance da população que a Subprefeitura Sé quer transformar em modelos ambientais em microescala.

Serão 500 metros de uma modalidade de jardim de chuva que irá “colher” as águas superficiais, com um volume médio de retenção de 1.200 m3. A paisagem da Avenida 23 de Maio será recriada no sentido Bairro-Centro, contando com mais flores, mais verde e mais permeável, para que em seguida, o mesmo procedimento possa ser aplicado no sentido Centro-Bairro.

São três equipes de logradouro trabalhando nas biovaletas, na escadaria, e na abertura da faixa de serviço das calçadas. Outras três equipes de áreas ajardinadas são responsáveis por promover o plantio da vegetação.

Subprefeito e equipe visitam a biovaleta

 Montagem com a equupe trabalhando na biovaleta

Euqipe trabalhando na Biovaleta

equipe trabalhando na biovaleta