Prefeitura inicia Operação Baixas Temperaturas

A Prefeitura publicou na última quarta-feira (6) a Portaria nº 513, que institui o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas 2020, em vigor de 6 de maio a 20 de setembro. A ação será reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13º ou sensação térmica equivalente.

A Portaria prevê uma ação intersecretarial entre as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Segurança Urbana, Mobilidade e Transporte, Subprefeituras, Inovação e Tecnologia e Infraestrutura Urbana e Obras. O objetivo do plano é zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos durante os meses mais frios do ano.

Neste período, os trabalhos são intensificados na rede de abordagem e acolhimento à população em situação de rua. As equipes de orientadores socioeducativos oferecem encaminhamento das pessoas para locais protegidos do frio, que oferecem alimentação e atendimento social. Atualmente, a SMADS possui 99 serviços para população em situação de rua.

A Portaria prevê também a ampliação do número de vagas em novos centros de acolhida ou em abrigos emergenciais. Este ano, já foram abertas 536 vagas em novos centros instalados em seis Centros Esportivos e em um Centro de Educação Unificado (CEU).

Nos serviços, além do acolhimento, a pessoa em situação de rua tem acesso a banho e três refeições diárias, além de receber o atendimento social e ser encaminhado para outras políticas públicas, de acordo com a sua necessidade. É importante lembrar que o aceite é voluntário. Além do aumento de vagas, haverá mais veículos de abordagens e a SMADS já adquiriu 20 mil cobertores para distribuição.

Apoio da população

A população também pode ajudar pessoas em situação de rua solicitando abordagem social ao ligar para a Central 156. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia.

A solicitação de abordagem pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:

- O endereço em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);

- Pontos de referência;

- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação