Animais do Centro Municipal de Adoção esperam por um lar

Adoção animais domésticos está escrito na arte e há um gatinho sendo segurado por uma mão

 

Enquanto ONGs e abrigos internacionais de animais celebram o aumento do número de adoções de cães e gatos durante a pandemia da covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), o Centro Municipal de Adoção vive uma realidade oposta. Em março deste ano, apenas 27 animais receberam um lar, sendo que, no ano passado, no mesmo mês, foram registradas 46 doações. Atualmente, 253 animais esperam por uma família, todos ansiosos pelo grande dia em que serão adotados.

Com o objetivo de diminuir os riscos de transmissão do coronavírus, a visitação dos animais do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está suspensa por tempo indeterminado para evitar as aglomerações entre os visitantes. No entanto. se você quiser aproveitar a quarentena para levar um companheiro para o seu lar, basta conferir as listas de animais disponíveis.

“O Centro de Adoção continua funcionando, mas com horário agendado para que você possa aproveitar este período para adotar um bichinho com consciência. Conheça nossos animais e nos ajude divulgá-los”, disse a coordenadora da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) do município, Analy Xavier.

No Centro Municipal de Adoção você encontra filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, além dos animais especiais. São 162 cães, 79 gatos, 9 cavalos, 2 porcos e 1 bode. Confira abaixo as listas:

Caso haja interesse em adotar alguns dos animais, entre em contato pelo telefone (11) 3397-8992, ou pelo email: cosap@prefeitura.sp.gov.br e agende a sua visita. O Centro Municipal de Adoção está localizado na Rua Santa Eulália, 86, Santana, na Zona Norte.

Para a adoção dos animais domésticos é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de uma taxa pública de R$ 25,50 em dinheiro. Confira aqui os critérios para a adoção dos animais de fazenda.

É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

 

Adoção:
A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP é, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Isso porque o alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis.

Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia.

Além disso, há filas de espera na DVZ para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.); e novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

 

Vantagens de adotar um animal adulto:

  • Já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já se conhece o temperamento
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação