Vacinação contra Influenza começa segunda-feira 23 de março

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia na segunda-feira, dia 23 de março, a vacinação contra a gripe (influenza), em todo o município.

A campanha é destinada para grupo prioritários. Inicialmente, serão atendidos idosos e profissionais da saúde. Em seguida, será disponibilizada, gradativamente, para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.

O cronograma de vacinação

1° etapa - 23/03 - Idosos (60 e + anos) e trabalhador da saúde.
2° etapa - 16/04 - Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento
3° etapa - 09/05 - Crianças ( 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza será no dia 9 de maio.

A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

A vacina

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid 19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição:

A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09
A/South Austrália/34/2019 (H3N2)
B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

Encontre aqui a UBS mais próxima de sua residência

* Com informações da Secretaria Especial de Saúde