Prefeitura de SP suspende eventos públicos e promove interrupção gradual das aulas

O prefeito em exercício de São Paulo, Eduardo Tuma, a pedido do prefeito Bruno Covas, determinou na tarde de hoje (13/03) o cancelamento de todos os eventos promovidos pelo Poder Público municipal que gerem aglomerações de pessoas, tais como eventos esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais. A medida está sendo adotada por tempo indeterminado para prevenir riscos de transmissão direta do Covid-19. Para eventos privados, com mais de 500 pessoas, a recomendação é que eles também sejam suspensos.

A Prefeitura também decidiu suspender as aulas nas escolas municipais, de maneira gradativa, a partir da próxima segunda-feira, dia 16. Na semana de 16 a 23, as famílias terão tempo para se adaptar à medida e só se ausentarão aqueles alunos que tiverem onde ficar no horário das aulas. Não se recomenda que esses alunos fiquem com avós, já que a população idosa é a de maior risco. A partir do dia 23, então, as aulas serão suspensas por tempo indeterminado.

Na área dos transportes, a Prefeitura determinou que os terminais de ônibus disponibilizem álcool gel nos espaços públicos e administrativos. Será obrigatória a divulgação de mensagens sonoras de prevenção nesses terminais, bem como destinados locais para que agentes de saúde possam oferecer informações aos usuários. Nas empresas, a Prefeitura recomenda a limpeza/higienização total dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários e também no sistema de ar condicionado.

Outra determinação envolve os Centros Esportivos da administração direta. Eles estarão abertos para o público, mas sem a realização das atividades esportivas programadas. Jogos, torneios, campeonatos, aulas etc não serão permitidos.

Os servidores dos Centros Esportivos também deverão orientar os munícipes que frequentam os equipamentos públicos nos fins de semana a não praticarem atividades em grupo. Aglomerações devem ser evitadas. As piscinas vão estar fechadas no sábado e domingo. Às segundas-feiras elas não funcionam.

A partir da próxima semana, os servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer serão capacitados para orientar e atender pessoas com sintomas do coronavírus.

Na área da cultura, todos os eventos promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura, incluindo aqueles que ocorrem nos equipamentos culturais municipais, serão adiados por tempo indeterminado, como forma de evitar a aglomeração de pessoas e o risco de disseminação do novo coronavírus. Os equipamentos, porém, permanecerão abertos e com os horários de funcionamento normais.

Para que não haja prejuízo aos artistas contratados para os eventos, hoje (13/03), o Secretário Municipal de Cultura assinou portaria que possibilita a repactuação de datas e períodos de vigência das contratações artísticas e parcerias. As novas datas serão informadas à população por meio do site e redes sociais da SMC.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente também suspendeu, por tempo indeterminado, eventos promovidos por sua iniciativa nos Parques Municipais, com a finalidade de evitar grande aglomeração de pessoas. Quanto aos eventos propostos por empresas privadas e do Terceiro Setor, foram adiados por inciativa dos próprios proponentes.

Os administradores dos parques já orientam os frequentadores sobre o coronavírus e cartazes de alerta, orientação e prevenção serão afixados em todos eles a partir da próxima semana.

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação