15º Tu Bishvat: Ano Novo das Árvores com plantio na Av. 23 de Maio

Para celebrar o Ano Novo das Árvores, o 15º Tu Bishvat, foi realizado em fevereiro (16/02) um plantio na Avenida 23 de Maio, na Praça dos Artesãos Calabreses.

A ação teve a iniciativa da Subprefeitura Sé, do vereador Gilberto Natalini (PV-SP), KKL Brasil, do Consulado Geral de Israel em São Paulo e contou com o apoio das entidades CONIB, FISESP, Na´amat Pioneiras, Pedra 90, Instituto Árvores Vivas, Horta da Saúde, Muda Ipiranga, Muda Mooca, We care, entre outras.

“Tu Bishvat (15º Shvat) é um dia de celebração para comunidade judaica, um momento em que a Terra está apta a receber as novas árvores que darão vida e vitalidade aos campos, é quando as árvores começam a florescer em Israel, quando as sementes eclodem, manifestando o milagre da vida. Esta visão é mais do que uma visão agradável na natureza”, disse Marcelo Schapo, diretor geral do KKL. Em resumo é uma maravilhosa demonstração de como a vida é um valor máximo para a Cultura Judaica, mesmo a vida de uma árvore.

“Estamos em festa! Comemorar um ano à frente da administração da Sé e celebrar o Tu Bishvat é uma alegria. Estamos contribuindo para a transformação da nossa cidade num lugar mais verde, mais agradável e com mais vida e cultura. Esta ação comprova que juntos, o poder público e a população, podemos deixar o Centro mais lindo”, afirma Roberto Arantes, Subprefeito da Sé.

Foram plantados em uma área de 1.700 m², 90 mudas, entre elas araçás-roxo, coração-negro, paineiras e jerivás. Na ocasião foram distribuídos compostos orgânicos produzidos no Pátio de Compostagem da Subprefeitura Sé.

Natalini entregou ofício ao Roberto Arantes no qual parabeniza o trabalho realizado na área ambiental pela equipe da Subprefeitura. E aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria na criação do Bosque dos Sabiás e pelo plantio no Tu Bishvat.

“Tenho certeza que o trabalho que a Subprefeitura da Sé vem realizando é de grande importância para a cidade de São Paulo”, finalizou o vereador.

Veja como foi o evento:

Foto do local do plantio com os berços abertos

Foto de grupo de pessoas que participaram do plantio

Equipe da Sé e composto orgânico

Foto com a equipe de funcionários que participaram do plantio

Subprefeito da Sé com autoridades que participaram do evento

Foto das pessoas que participaram do plantio com a bandeira de Israel

Subprefeito da Sé concede entrevista para mídia

Munícipes que participaram do plantio

Subprefeito da Sé com autoridades que participaram do evento

Área do plantio com a comunidade plantando

Secretário Luiz Álvaro e Gilberto Natalini participam do plantio

Crianças seguram bandeira de Israel

Rodrido e André com munícipe

Equipe da Sustentare com munícipes