Réveillon na Paulista reúne destaques da música nacional

Foto do palco com fogos e escrito Feliz 2020

Foto: Marcelo Pereira/Secom

O Réveillon na Paulista 2020, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), São Paulo Turismo (SPTuris) e Secretaria Municipal de Cultura, contou com a presença de dois milhões de pessoas. O evento teve início às 18h, com as apresentações das duplas Bimbo & Jhonas e Anavitória, no palco localizado entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, próximo à Rua da Consolação, e se estendeu com as performances dos sertanejos Marcos e Belutti.

A contagem regressiva foi comandada pelo cantor Lulu Santos e sucedida pela queima de três toneladas de fogos sem estampido. O espetáculo teve duração de dez minutos.

O evento emocionou a enfermeira Cleide Rodrigues, que chegou à Paulista às 15h para garantir lugar próximo ao palco.

"Vou ficar até o fim. Está tudo maravilhoso", enfatizou.

Ítalo Augusto Batista Santos veio de Sergipe com a família para aproveitar a festa.

"É a primeira vez que passo o réveillon aqui e está sendo fantástico. É algo extraordinário, mágico e há muita segurança. É uma grande oportunidade para assistir às apresentações de grandes artistas nacionais. Não tem uma festa como essa no meu estado", afirmou.

Após a virada o público dançou ao som da banda Chiclete com Banana. O evento terminou com a performance da escola de samba Rosas de Ouro. Durante os intervalos das apresentações principais o DJ Leandro Pardi divertiu o público.

Foto do palco com o cantor Lulu Santos

Foto: Marcelo Pereira/Secom

Organização da via após a virada

Foram coletadas 66,5 toneladas de resíduos de varrição pelas equipes da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) durante a comemoração na Avenida Paulista. A atividade contou com a atuação de 350 funcionários. Durante a operação foram utilizados 70 mil litros de água de reuso e 300 litros de desinfetante para lavagem. Para descarte correto de resíduos foram instalados 22 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de recicláveis), dez containers, 118 papeleiras e 150 cestos aramados, além de 61 equipamentos de limpeza.

Equipe da limpeza na Avenida Paulista

Equipe da varrição atuando logo após o término do evento

Turismo na cidade

No Réveillon 2019 foram movimentados R$ 600 milhões em São Paulo. A expectativa da Prefeitura é de que a edição 2020 supere este valor. Somente na infraestrutura e produção do evento foram investidos R$ 3 milhões, empregando 2,7 mil pessoas.

A ocupação de apartamentos na região da Avenida Paulista, contemplando os distritos de Bela Vista, Jardim Paulista, Consolação e Vila Mariana, de acordo com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, foi de 80%, alcançando as expectativas para o período. A taxa média, em todo o mês de dezembro, costuma ser de 55%.

Foto do público na Avenida Paulista lotada

Foto: Marcelo Pereira/Secom

Segurança

A Polícia Militar empregou este ano mais de 1.800 policiais para a comemoração do “Réveillon na Paulista 2020” e Corrida Internacional de São Silvestre. A operação teve início às 20h00 do dia 30, já em preparação à Corrida Internacional de São Silvestre e se encerrou às 05h00 desta quarta-feira (1), visando garantir a tranquilidade e a segurança das pessoas que participaram de ambos os eventos.

O Réveillon na Avenida Paulista contou com a segurança de 409 Guardas Civis Metropolitanos e 73 viaturas (carros, motos e bases comunitárias móveis).

O planejamento para a segurança dos dois eventos foi iniciado há mais de três meses, contando com diversas reuniões gerais e setoriais que envolveram órgãos públicos e privados como as secretarias municipais de Turismo, Cultura e Esportes, Guarda Civil Metropolitana (GCM), METRÔ, VIA QUATRO, CPTM, CET, SPTRANS, Subprefeituras Sé e de Pinheiros, SPTURIS, Fundação Casper Libero/FCL, Yescom, além de empresas de segurança privada contratadas para os dois eventos dentre outros órgãos.

Não houve registros de nenhuma ocorrência de quebra da ordem pública, como confusões ou depredações. Nos dois eventos, principalmente no término dos shows do Réveillon na Paulista, policiais militares atuaram de maneira integrada com agentes do Metrô na estação Trianon Masp, que utilizou de operação de acesso fracionado que possibilitou o embarque seguro e organizado das usuários desse transporte público.

No transcorrer do evento policiais militares atuaram em três ocorrências de furto e roubo de celulares, nas quais três suspeitos foram detidos e encaminhados ao 8º e 78º DP, auxiliaram centenas de participantes de ambos eventos e orientaram milhares de pessoas quanto à prevenção de crimes com a utilização de banners informativos instalados nos controles de acessos.

Fiscais da Subprefeitura Sé uniformizados na Avenida Paulista

Agentes da fiscalização da Subprefeitura Sé

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação