Pacaembu ganhará o maior jardim de chuva da área Central

foto aérea das obras na rua major natanael

 

A equipe da Subprefeitura Sé entregará à população o maior sistema de jardins de chuva da área Central, localizado no eixo da Rua Major Natanael, no Pacaembu. São cinco jardins de chuva implantados, com área de 2.300 m², e teremos mais cinco por vir na mesma região.

Os jardins terão a função de ampliar a permeabilidade urbana. De acordo com o arquiteto paisagista da Sub-Sé, André Graziano, o novo espaço verde minimizará os efeitos do escoamento superficial de águas de chuva, por meio de jardins de retenção hídrica, que popularmente são conhecidos como jardins de chuva. “Os jardins devem coletar e “segurar” as águas e ampliar a permeabilidade das vias contribuindo para a minimização dos efeitos de enchentes e alagamentos na cidade”, explica Graziano.

Outro ponto positivo é levar mais verde para a cidade, além da arborização sem restrições com redes de serviços do município, como fios elétricos.

Serão plantadas mais de 14 mil mudas de vedélias e agapantos, além de grama esmeralda e mudas arbóreas variadas como de ipês roxo e branco, mirindiba, dedaleiro, alecrim-de-campinas e jerivás. “Vamos reflorestar áreas degradadas na região de abrangência da Subprefeitura Sé, com o objetivo de ampliar permeabilidade, mediante a captação de águas de chuva; reconstituir habitats naturais; recuperar ecossistemas; aumentar a cobertura vegetal do Centro e preservar a flora e fauna nativa da Cidade de São Paulo”, complementou o biólogo Rodrigo Soares da Silva.

Nossas equipes estão trabalhando no local há dois meses. Entre remoção de asfalto e escavação dos jardins, já foram retirados mais de 150 m3 de material. A escavação é necessária para ampliar a capacidade de retenção no local. Estas “caixas de água” subterrâneas são então preenchidas com rachão, brita e entulho reciclado, o que aumenta os “vazios” do solo. Sobre esse material poroso é recolocada a terra, com composto orgânico municipal e as mudas de vegetação, como árvores, palmeiras, arbustos e forrações, predominantemente nativas.

O morador do bairro, Luiz Antônio de Carvalho, está muito animado com o projeto. “Acompanho de perto o dia a dia da obra. Observo a equipe empenhada no trabalho e com certeza vai mudar a cara desta rua. O jardim ficará lindo!”, afirmou Carvalho.

Para o Subprefeito da Sé, Roberto Arantes, deixar a região mais árida da Cidade mais verde é um sonho que está se tornando realidade. “O canteiro de obras é gigantesco, Teremos aqui o maior jardim de chuva da nossa São Paulo feitos por uma equipe dedicada que teve carinho com a Cidade desde o projeto, passando pela escolha das mudas, reforma da via até entregarmos uma área mais viva ao cidadão”, finalizou o subprefeito.

A via e o novo jardim estão no percurso da corrida mais tradicional e importante do Brasil: a São Silvestre.

Jardins de chuva em números:
• Área total de 2.300m² pronta para o plantio;
• O maior jardim está no canteiro central da Rua Major Natanael, outros cinco menores estão nas laterais da via;
• Mais de 100 funcionários foram mobilizados para a construção dos jardins;
• Quatro equipes farão o plantio de mais de 14 mil mudas;
• Dois meses de trabalho até criação do espaço;
• 15 árvores, como jerivás, ipês roxo e branco, mirindiba, dedaleira, alecrim-de-campinas estão sendo plantados no local;
• Duas equipes de logradouro realizaram a reforma de guias, sarjetas e passeio ao redor do local;
• Foram despejados 2 caminhões de composto orgânico nos jardins;
• Uma equipe de irrigação responsável por regar o espaço quatro vezes por semana no mínimo (uma média de 30 mil m³ de água utilizados semanalmente).

Foto dos funcionários plantando nos jardins de chuva

Fotos dos funcionários plantando na rua major natanael

Roberto arantes, subprefeito da Sé, vistoria as obras

Subprefeito Roberto Arantes vistoria as obras. Ao fundo máquinas e jardim.

Alguns jardins já foram plantados e outros mostram o caminhão de terra descarregando.

Funcionários plantando o jerivá

Trator abrindo a via

Equipe técnica e funcionários da obra

Travessa Grassi

Este será o segundo jardim de chuva entregue à população. O primeiro, na Travessa Grassi, foi entregue à população em outubro.

Ao finalizar o trabalho no eixo da Rua Major Natanael, as próximas obras serão na baixada da Ladeira da Memória, na Rua Martins Fontes e na Avenida Ipiranga entre outros locais.

A estimativa da Subprefeitura Sé é construir 20 mil m2 de jardins de chuva, distribuídos entre os distritos da Sé, República, Santa Cecília, Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Liberdade e Consolação.

Duas fotos do antes e do depois do jardim na travessa grassi