Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos alcança 270 toneladas arrecadadas em 2019

Criado em outubro de 2017, o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atingiu em 2019 a marca de 270 toneladas de alimentos arrecadados em dois mercados e 68 feiras livres participantes.. O projeto, presente em todas as regiões da cidade, atende aproximadamente 120 mil munícipes em vulnerabilidade alimentar.

Com uma logística simples e prática, o programa recolhe frutas, legumes e verduras que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartados por não possuir valor comercial. A arrecadação é destinada para mais de 200 entidades cadastradas no Programa Banco de Alimentos da Prefeitura . Em julho, o prefeito Bruno Covas assinou o decreto que instituiu o programa, ampliando a captação e alcance em todas as regiões do município.

“O Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos é completo e atende o município nos temas de economia, inclusão e sustentabilidade, pois emprega pessoas em estado de vulnerabilidade social e financeira, ajuda munícipes que sofrem de insegurança alimentar com a doação de alimentos e reduz o índice de lixo orgânico, que antes era enviado para os aterros sanitários da cidade”, explica secretária muncipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Inclusão social e geração de empregos

A apresentação do programa aos feirantes, coleta, triagem dos alimentos e atendimento às entidades são realizadas por 72 beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT) que, além de receberem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.047,90 por seis horas de trabalho de segunda a sexta-feira, também recebem qualificação profissional para a manipulação de alimentos e normas da vigilância sanitária, ação que os capacita para atuar no setor alimentício, especialmente em restaurantes, mercados e feiras.

Desse total, 38 pessoas estão desde o início da atividade e, em agosto deste ano, a secretaria passou a fazer a inserção de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar cadastradas pelo Programa Tem Saída, também administrado pela pasta, ao programa de combate ao desperdício de alimentos. As beneficiárias também são responsáveis pela coleta, triagem do alimento, transporte e atendimento às entidades. Atualmente, 34 mulheres integram a equipe, a meta é que até o fim de 2020 cem beneficiárias integrem o programa.

Gestão de resíduos

Em parceria com Amlurb – Autoridade Municipal em Limpeza Urbana, o programa iniciou em 2019 um projeto piloto no Mercado Municipal Kinjo Yamato. Os alimentos captados pela iniciativa que não estão em condições de consumo são encaminhadas para o pátio de compostagem da Sé, onde o resíduo é transformado em composto de qualidade, utilizado posteriormente em plantios e canteiros da Prefeitura, assim como na distribuição de adubo para munícipes em eventos. Em média, 1,3 toneladas de lixo orgânico são enviadas para o pátio de compostagem da Sé somente pelo Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

Reconhecimento Internacional

Em 2019, o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos recebeu duas premiações internacionais. O prefeito Bruno Covas foi representado pela secretária-adjunta, Ana Carolina Lafemina, na cidade de Montpellier, na França, onde a iniciativa concorreu com 104 boas práticas e ganhou a honraria na categoria Desperdício de Alimentos pela contribuição à Segurança Alimentar no Prêmio Pacto de Milão, acordo que reúne importantes cidades do mundo acerca do tema de alimentação em grandes centros urbanos.

Já em Bilbao, na Espanha, a secretária Aline Cardoso representou o prefeito no evento em que o projeto também foi premiado por sua contribuição na redução de orgânicos nos aterros, tornando-se inspiração e modelo para uma campanha Global da ISWA (Associação Mundial de Resíduos Sólidos). A campanha será apresentada a cidades de 75 países como exemplo a ser seguido, com destaque para os aspectos de inclusão social e geração de renda para pessoas vulneráveis, enquanto contribuem com a segurança alimentar e o meio ambiente.

*Com informações da Secretaria Especial de Comunicação