Bosque dos Sabiás: a terceira área de conservação urbana no Centro da Cidade

Ontem (08/12) alunos do Colégio Rio Branco e Mackenzie e diversos voluntários participaram da ação de plantio do terceiro bosque de conservação urbana da região Central: o Bosque dos Sabiás.

A nossa equipe de jardinagem também contou com ajuda do vereador Gilberto Natalini que forneceu 55 mudas cultivadas por ele. Entre elas as espécies de ingá do brejo, araçá amarelo, guamirim, uvaia, ipê roxo de sete folhas, canjerana, angico da mata, aroeira preta, jacarandá da Bahia, pau cigarra e tarumã e manacá da serra. Luiz Eduardo Filizzola D'Urso, do Rotaract Mackenzie e Rodrigo Sanches, da Horta das Flores da Mooca levaram mais 50 mudas.

“Verde é vida. Esse tipo de ação é essencial numa cidade como São Paulo. Precisamos plantar a árvore certa, no lugar certo e na hora certa. O tratamento das árvores também é muito importante”, disse Natalini.

O plantio de 350 mudas ocorreu em uma área total de 2.800 m², localizada na Avenida 23 de Maio, na altura do Viaduto Condessa de São Joaquim sentido Centro.

O bosque já recebeu o transplante de 14 palmeiras da espécie palmito-juçara (Euterpe edulis) com aproximadamente 3 metros de altura. A espécie está ameaçada de extinção.

Mudas de grumixama, cereja do Rio Grande, pêssego-do-mato, araçá-roxo, jabuticaba, cabeludinha, mulungu, suinã, assa-peixe, aroeira pimenteira foram as espécies do viveiro da Sub-Sé que plantadas no bosque.

“No nosso terceiro bosque de conservação queremos mais verde numa das principais avenidas da Cidade, com plantio de espécies atrativas para a fauna servindo como um corredor ecológico que ligará esta a outras áreas verdes do Centro”, afirmou o subprefeito Roberto Arantes.

As árvores exóticas que já existem no espaço serão preservadas. Futuramente as espécies serão substituídas por nativas.

"Fico feliz em plantar com as crianças, pois quero que elas possam vir aqui no futuro para observarem a florestas que elas plantaram", disse orgulho o técnico Adalto José de Carvalho. 

Agradecimentos

A Subprefeitura Sé agradece as equipes das empresas Provac e Sustentare, Sabesp, CET, Viveiro Municipal e Harry Blossfeld, o vereador Gilberto Natalini e equipe, aos voluntários e aos funcionários da Subprefeitura Sé pelo sucesso deste evento.

Confira fotos do plantio:

montagem com fotos da ação de plantio no bosque dos Sabiás

Montagem de fotos do plantio no bosque das sabiás

Montagem de fotos do mutirão de plantio

Montagem de fotos da ação no plantio na Avenida do Estado

Montagem com fotos do plantio, equipe, composto e voluntário

Montagem de fotos com a Catarina plantando, regando e ajudando na ação de plantio

Montagem de fotos do bosque