Virada Esportiva faz de São Paulo a capital da atividade física durante o fim de semana

A 13ª edição da Virada Esportiva, evento tradicional no calendário da cidade São Paulo, movimentou o fim de semana com mais de 2.500 atrações espalhadas em todas as regiões da capital. Com pelo menos 120 modalidades para atender todos os públicos, a Virada promoveu a saúde, ao estimular o combate ao sedentarismo, e também ocupar o espaço público.

As atividades esportivas atraíram jovens, crianças e adultos. Ações inclusivas voltadas para pessoas com deficiência física também estiveram entre os destaques das atrações deste ano.

O domingo (24) amanheceu nublado para o segundo dia de Virada Esportiva, em São Paulo, mas isso não impediu que mais de dez mil mulheres participassem da Corrida da Mulher Maravilha, entre elas, duas deficientes físicas. As corredoras fizeram um percurso de 5 Km nas redondezas do Jockey Club , na zona oeste. Além da corrida, o evento promoveu um “aulão” de zumba, música ao vivo, massagem relaxante e diversas outras atividades para o público feminino. A professora de artes Rosana Melo, 34, moradora de Mogi das Cruzes, destacou a importância da Virada na cidade de São Paulo. Já a analista administrativa Suelen Frazão, 37, morada do bairro de Interlagos, disse que a sensação de correr transmite liberdade e que "a Virada Esportiva é muito importante, já que ajuda a manter a saúde e o bem estar das pessoas". A grande vencedora da corrida foi a atleta Emilly Barbosa, que terminou o percurso em 19'07",seguida de Alice Yuri (19'18") e Mônica Carvalho (19'45").

Treinamento de goleiros
Já o Estádio do Pacaembu foi palco de um treinamento de goleiros com a participação do bicampeão mundial de clubes Zetti, ídolo do São Paulo Futebol Clube e do Palmeiras. Ele enalteceu a oportunidade de estar em um "templo do futebol como o Pacaembu e de participar da Virada Esportiva". O ex-goleiro recebeu centenas de crianças, jovens e adultos que puderam treinar aspectos físicos e táticos com os técnicos parceiros do projeto. Entre as crianças, Sophia Isabella Encina Trindade, 12 anos, não esconde a admiração por Zetti. Ela joga futebol há quatro anos e, atualmente, faz parte da equipe Sub 12 do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Apesar da pouca idade, reconheceu a grandeza do evento: “A clínica é importante porque dá visibilidade aos goleiros“.

Patinação retrô
A Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, recebeu uma pista de patinação retrô e uma de street para praticantes de skate e patins, além de um espaço para se aventurar no hoverboard. Estiveram presentes pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Comandaram as coreografias com patins os professores de dança Edi Gonçalves, 35, e Ezequiel de Souza, 31, ambos profissionais de roller breaking. A dona de casa Elaine Narumi, 37, aproveitou a pista com a filha Carolina, de oito anos. Ela disse que a iniciativa da Prefeitura em realizar a Vidrada é muito boa, "pois é uma maneira de poder tirar as crianças de casa e levar para as ruas para fazer alguma atividade física". Do outro lado da praça, Daniel Marques, 32, morador do bairro da Aclimação e skatista profissional, afirmou que “é superimportante ter uma pista como essa. Isso ajuda a movimentar e incentivar as pessoas para a prática do skate”.

No Centro Esportivo da Lapa, também conhecido como C.E. Pelezão, rolou um campeonato de futsal que ficou marcado pela diversidade, com times da comunidade LGBTQ+ se enfrentando em quadra. Além disso, no campo de grama sintética, aconteceu o treino da Seleção Brasileira de Flag Football.

Inclusão
A Virada Esportiva deste ano também teve como destaque a inclusão. Neste sábado (23), o Parque das Bicicletas recebeu integrantes do Projeto "Lazer para Incluir", que convidaram crianças e familiares para participar de várias atividades. Com bicicletas e skates adaptados, as crianças tiveram um dia de muita diversão. Para o público que esteve no Parque das Bicicletas, foi uma oportunidade única. Claudia, mãe do cadeirante Miguel de 6 anos, falou sobre a experiência. "Meu filho tem paralisia cerebral e uma vez por mês faço acompanhamento com ele na fisioterapia. Hoje, fomos convidados para o evento e ele se divertiu muito, foi uma experiência maravilhosa poder vê-lo andando no skate adaptado pela primeira vez".

Também foram realizadas atividades inclusivas no Centro de Esporte Paralímpico, Centros Esportivos. No Parque do Ibirapuera, na Arena Arnald ofereceu basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, onde a única regra é não deixar a bola cair no chão, um verdadeiro trabalho em equipe, além da bocha em cadeira de rodas, mini tênis em cadeira de rodas, badminton e uma grande corrida de cadeira de rodas.

Praia no Largo da Batata
O Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, foi uma das principais atrações da Virada Esportiva. Uma praia montada no local ofereceu os mais variados esportes, como futevôlei, beach tênis, vôlei de praia, peteca, hand beach, beach rugby e frescobol. Teve também o skate, que em 2020 será esporte olímpico.

Arena Multesportiva no Pacaembu e Praça Charles Muller
A Praça Charles Miller e o Estádio do Pacaembu se transformaram em uma verdade Arena Multiesportes na Virada Esportivas 2019. Foram muitas as atividades gratuitas ao público, que pela primeira vez teve contato com alguns esportes.Na manhã deste sábado (23), um dos destaques foi a Arena UFC, com clínicas de jiu jitsu e aula especial com o campeão Minotauro. Pedro, de 8 anos, se empolgou. “ Foi muito legal, porque eu nunca tinha lutado com um lutador famoso. Eu já treino jiu jitsu faz dois anos”.

A Arena UFC foi apenas uma das muitas atrações na Praça Charles Muller e no Estádio do Pacaembu. Quem gosta de lutas teve à disposição clínicas de karatê, kobudo e defesa pessoal.

O consulado da Rússia participou com duas atividades. Uma delas é o Girevoy Sport (lê-se “guirevói”, também conhecido como Kettlebell Sport). Trata-se de um levantamento de pesos de forma contínua e prolongada. Os pesos em si são uma bola de ferro com uma alça no topo, o que lhes confere um aspecto semelhante a uma chaleira. Daí o nome em inglês “Kettle"= chaleira; “bell”= peça metálica torneada. As provas clássicas de Kettlebell Sport duram dez minutos, tempo no qual as chaleiras não podem ser colocadas no chão pelo atleta.

Outro destaque foi o Strongman, esporte de fácil identificação, pois sua característica é baseada na força do ser humano, chamando muito a atenção do público em geral (homens, mulheres, crianças, idosos), por ser uma atração com atletas de alto nível de preparação, e capacidade física para suportar cargas sobrenaturais.

Na Praça Charles Muller também foram realizadas corridas, aulasde cross fit, musculação, calistenia, parede de escalada e outras atividades.

Drift
Pela primeira vez na Virada Esportiva e em parceira com a Barbarius Drift, cinco pilotos fizeram apresentações de drift com manobras impressionantes, como as da sequência do filme Velozes e Furiosos, na Estação da Luz, um dos pontos turísticos da cidade de São Paulo.João barion, Erick Medici, Luan Aragão, Thiago Bortoto e Carlos Miyanishi levantaram o público com as derrapagens, a fumaça e o ronco do motor.

Baile da Virada
Um dos últimos eventos foi o Baile da Virada, na tarde deste domingo, no Centro Esportivo Tietê. O baile faz parte do programa Vem Dançar, que tem como principal objetivo oferecer atividades para o público da terceira idade, promovendo inclusão social, saúde, bem estar e felicidade através do simples dançar, resgatando a autoestima do público que relembrou seus tempos de discoteca ao som de Whisky a go go, o descobridor de sete mares, não quero dinheiro (só quero amar), Can't Take My Eyes Off You entre outras músicas que agitaram o público presente.

A Virada Esportiva teve atividades nos CEUs, CDCs, Centros Esportivos, academias e clubes sociais, além de eventos organizados pelas Subprefeituras.

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação