Novembro Azul promove cuidados à saúde do homem

 

arte colorida com o fundo azul e no lado direito pernas masculinas chutando uma bola. Está escrito: sabe o placar do último jogo do seu time? Aposto que você não sabe que 1 a cada 6 homens terá câncer de próstata. Não deixe o preconceito vencer esta partida!  No rodapé está o logotipo da Secretaria Municipal de Gestão.


A campanha do Novembro Azul pretende conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de estimular o cuidado global com a saúde do homem.

Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2017), em nosso País morrem diariamente 42 homens em decorrência do câncer de próstata e cerca de 3 milhões vivem com a doença. O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, precedido apenas do câncer de pele.

Culturalmente, os homens dão menos atenção aos cuidados com sua saúde geral, procurando o médico apenas quando não se sentem bem. Eles também costumam sentir algum temor ou preconceito em relação aos exames preventivos do câncer de próstata, especialmente o exame de toque retal.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir da puberdade devam procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos, podendo ser antes caso haja algum fator de risco, como obesidade ou parentes de primeiro grau com câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável por produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. O órgão fica abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessado pela uretra, canal que se estende desde a bexiga até a extremidade do pênis e por onde a urina é eliminada. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio de uma biópsia da próstata, que será indicada ou não pelo médico urologista. O exame médico para verificação da necessidade da biópsia inclui o toque retal, que, apesar de desconfortável, é necessário para detectar alterações na próstata. A dosagem de PSA no sangue, um marcador utilizado também no diagnóstico do câncer de próstata é utilizado como ferramenta complementar no diagnóstico, não podendo substituir o toque retal.

O câncer de próstata pode ser tratado ou controlado de várias formas e o diagnóstico precoce geralmente indica um melhor prognóstico e maior de chance de cura.

 

Dra. Valéria Pugliese, coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS, da Secretaria de Gestão - SG