Arte na Rua e Feira Preta promovem evento em parceria para celebrar a cultura negra no bairro do Bixiga

Foto colorida de músicos tocando instrumentos

Foto: Fernando Pilatos/Globo

No mês da Consciência Negra, a iniciativa da Globo, Arte Na Rua se une pela segunda vez consecutiva à Feira Preta para contar uma história pouco conhecida do tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Com o tema “Passado, Presente e Futuro” o evento vai dar luz à história da região protagonizada pela população negra, presente e pulsante no bairro até os dias de hoje. No dia 23 de novembro, na Praça Dom Orione, a iniciativa promove uma grande festa usando a arte, a moda, a culinária e a corporeidade como linguagens para recontar a história desse território negro.

O evento será um grande encontro com a ancestralidade, a resistência e a ressignificação da cultura negra, representadas pelos tradicionais grupos Congada São Benedito de Mogi das Cruzes, Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Grupo Treze de Maio – Samba do Cururuquara, grupo Madeira de Lei, Escola de Samba Vai Vai, pelos jovens artistas independentes da Afrojam-SP, pelas manifestações culturais presentes no espetáculo ODARA – Tradição, Cultura e Costumes de um Povo, e pela festa Batekoo SP - a maior plataforma de cultura urbana com foco na juventude negra e LGBT do Brasil.

Para compor a feira gastronômica, foram convidados empreendedores que passaram pelo programa Afrolab, projeto de promoção ao empreendedorismo negro comandando pela Feira Preta, e também profissionais mapeados pelo Prato Firmeza, guia gastronômico das periferias de São Paulo, dando assim, visibilidade ao circuito da culinária afrobrasileira da cidade. O público presente poderá provar pratos típicos como abará, acarajé, escondidinho e muamba, um cozido angolano de legumes com frango.

Quem quiser renovar o guarda-roupa com economia, sustentabilidade e ainda quiser ressignificar a moda irá encontrar no evento brechós liderados por mulheres negras empreendedoras da cidade.

Voltado para a valorização da ancestralidade e das expressões artesanais das cabeças e cabelos afro, o Espaço Ori vai oferecer ao público a possibilidade de fazer tranças, dreadlocks, blacks e turbantes ao longo do evento e a preços populares.

Desde 2014, a plataforma ‘Arte na Rua’ valoriza os artistas e a arte perto e próxima das pessoas, e o potencial do espaço público para esses encontros. Nesses anos, apenas em São Paulo, já foram realizadas 22 edições da iniciativa, com a participação de 270 atrações e 580 apresentações em mais de 140 lugares da cidade. No último ano, o ‘Arte na Rua’ cresceu e chegou também ao Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte.

Esta edição conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Turismo.

SERVIÇO
Arte na Rua | Feira Preta

Local: Praça Dom Orione - Bixiga
Data: 23 de novembro
Horário: 11h às 20h
Mais informações: sp.globo.com
Entrada gratuita | Programação sujeita à alteração

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
11h – DJ Obá
12h - Espetáculo Odara | Tradição, Cultura e Costumes de um Povo
13h30 - Congada São Benedito de Mogi das Cruzes e Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
15h - Afrojam-SP
16h30 - Grupo Treze de Maio - Samba do Cururuquara
17h30 - Madeira de Lei - Samba da Treze do Bixiga convida Osvaldinho da Cuíca e VAI VAI
19h - Batekoo SP

CULINÁRIA – das 11h às 20h
Baobá Comedoria
Vera da Macaxeira
Dona DÔ’s Doces
Omi Odara
Socorro do Acarajé
Agência Solano Trindade
Restaurante da Marlene
Panelarte
Alla Coci
Pantcho's House Burguer

ESPAÇO ORI
Dreadlocks – das 11h às 14h
Boutique de Krioula – Turbantes – das 11h às 19h
Divas Cabelos – Trancista – das 11h às 19h
Black – das 14h às 19h

MODA – das 11h às 20h
Lab Desencanto
Xô Perrengue e Preta Plural
Brechó Ashanti
Canaes_bazar
Afroish Concept

* Com informações da Tv Globo