Mutirão nos Bairros: Prefeitura realiza mais de 3 mil atendimentos durante ação na região da Sé

No último sábado (16/11), a Praça da Liberdade recebeu a 30º edição do Mutirão nos Bairros. A ação, coordenada pela Secretaria Especial de Relações Sociais, foi realizada das 9h às 15h e, durante esse período, foram promovidas ações de zeladoria como troca de papeleiras, lavagem de vias, limpeza de bueiros, varrição, raspagem e pintura de postes e guias, assim como serviços para a população.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofertou 667 vagas de emprego em áreas como serviços, comércio e construção civil.

Os empreendedores também foram atendidos pelas equipes da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, com orientações sobre a melhor forma de iniciar um negócio ou aprimorar um já existente.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), disponibilizou 74 oportunidades exclusivas para os interessados com este perfil.

As tendas da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizaram vacinas contra sarampo e febre amarela. Durante o mutirão a população também teve a oportunidade de fazer testes rápídos de HIV/AIDS e participar de sessões de auriculoterapia (espécie de acupuntura na região da orelha).

Os interessados por literatura conferiram uma feira de livros, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, na qual foram distribuídos 1.500 exemplares.

A ação na Praça da Liberdade também contou com intervenções das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Inovação e Tecnologia e Direitos Humanos, além da Sabesp e da Cohab.

Voluntárias da Associação Social Regina ofereceram os serviços de maquiagem, limpeza de pele, SPA das mãos, designer de sobrancelhas, limpeza de óculos e teste visual.

Os munícipes também curtiram a apresentação de danças típicas orientais promovidas Associação Cultural Assistencial Liberdade (ACAL). Na Rua Galvão Bueno foi instalada a tradicional feira de artesanato da Liberdade e ainda teve as barracas de comida com vendas de pastéis, caldo de cana, tempurá, yakissoba.

Os secretários municipais Fátima Marques, das Relações Sociais; Alexandre Modonezi, das Subprefeituras; o secretário adjunto da SMSUB, Roberto Augusto Baviera; Alexsandro Peixe, diretor presidente da Cohab; e os subprefeitos da Sé, Roberto Arantes e do Ipiranga, Caio Luz realizaram o plantio de uma muda de bálsamo e de flores sunpatiens (Impatiens hybrida) no canteiro da Praça da Liberdade.

“Dedicamos este plantio ao nosso prefeito Bruno Covas. O bálsamo, espécie originária da Ásia e África, é conhecido por suas propriedades curativas e que simboliza a vida. Queremos ver a breve recuperação do prefeito que está em tratamento contra o câncer, e este é um gesto de respeito, carinho e esperança”, finalizou o subprefeito da Sé, Roberto Arantes.

Foto colorida do plantio com as autoridades citadas no texto

Sobre o mutirão
O programa Mutirão nos Bairros tem como objetivo promover ações de zeladoria e levar os serviços oferecidos nos equipamentos da administração municipal para próximo daqueles que mais precisam. É coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais.

Balanço:

Trabalho
186 senhas entregues
174 atendimentos
97 encaminhamentos

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
42 atendimento

Esportes
140 participantes

Cohab
123 atendimentos

Saúde
Aferição de sinais vitais: 359 pessoas atendidas
Atualização da carteira de vacinação: 88 vacinas aplicadas
Auriculoterapia: 129 atendimentos
Orientação nutricional: 197 atendimentos
Orientação sobre arboviroses: 673 panfletos e 150 repelentes distribuídos
Teste rápido de HIV/AIDS: 90 testes aplicados

Ação Social Regina (promovida pela Subprefeitura Sé)
Spa de mãos: 302
Maquiagem: 287
Limpeza de pele: 382
limpeza de óculos: 184
teste visual: 109
Designer de sobrancelhas: 85

A Subprefeitura Sé agradece a todos os profissionais que trabalharam para a realização deste evento: Secretarias Municipais de Relações Sociais; Assistência e Desenvolvimento Social; Cultura; Desenvolvimento Ecônomico e Trabalho;  Pessoas com Deficiência; Direitos Humanos; Esporte; Saúde; a Agênciade Desenvolvimento AdeSampa; Cohab; as empresas Sustentare, Loga e Provac; a Associação Cultural Assistencial Liberdade (ACAL); a Associação Social Regina; ao Thiago Aparecido André da Feira da Liberdade; CET; SABESP; SPTuris; e aos funcionários desta Subprefeitura que não mediram esforços para que o Mutirão fosse realizado com sucesso. 

Confira as fotos do 30º Mutirão nos Bairros:

Montagem com duas fotos mostrando o Portal do Mutirão e a sequencia de barracas

Equipe da secretaria de esportes

Equipe da saúde em montagem que mostra profissionais realizando atendimento

Equipes da SMADS, Cohab, Secretaria de Pessoas com Deficiência e da Saúde

Montagem com duas fotos mostram crianças abraçando o Cohabinho e munícipe se servindo de água no posto da Sabesp

Montagem com duas fotos. Acima a equipe da Loga e abaixo, da Sustentare

Equipe o Centro de Atendimento ao Trabalhador

Equipe das voluntárias de beleza posando pra foto, abaixo sequencia de fotos com atendimento aos serviços de teste visual, limpeza de pele, e maquiagem

Montagem com serviços de design de sobrancelhas, limpeza de pele, maquiagem, spa das mãos

Montagem de fotos da apresentação de dança oriental com as dançarinas vestidas de quimonos verdes e rosa

Autoridades posam com o inflável do Cohabinho

Montagem de fotos da equipe da zeladoria, abaixo sequencia de fotos retirando materiais inservíveis, recolhendo lixo e raspando poste com propaganda irregular

Equipe realiza limpeza em bueiro

Duas fotos com a equipe roçando e pintura de muretas

Foto área da praça da Liberdade. Observa-se tendas, pessoas e prédios.