As seis senhoras da Sé

 

Praça João Mendes com as novas palmeiras. Observa-se a Catedral da Sé ao fundo.

 

 Fotografia colorida mostra palmeiras recém plantadas na praça. É possível ver a rua e pessoas circulando. O dia está de céu limpo e azul

Na Praça João Mendes, na Sé, logo atrás da Catedral, seis “senhoras”, com idades já avançadas, embelezam a região e o dia de quem por ali passa. Conhecidas popularmente como Palmeiras Triângulo (Dypsis Decari), foram as primeiras dessa espécie à chegarem em São Paulo, na década de 80 e a princípio foram plantadas no Vale do Anhangabaú.

Devido as obras de revitalização, as plantas precisaram ser removidas. Para não se perder o verde da região, foram transplantadas para Praça João Mendes. Durante o transporte foi preciso tomar cuidado para não danificar os torrões de terra garantindo assim a pega da planta no novo local.

O grande fluxo de pessoas que passa pela região e a falta de espécies arbóreas contribuíram na escolha da Praça João Mendes para implantação das palmeiras. “O local antes era um grande calçadão por onde passavam milhares de pessoas todos os dias, um local árido. O transplante para a Praça João Mendes fez com que as palmeiras saíssem de um local nobre, que é o Vale do Anhangabaú, e fossem para um local também nobre”, diz André Graziano, arquiteto paisagista da Subprefeitura Sé.

A funcionária pública Mileide Servilha estava encantada com as palmeiras. “Ontem passei por aqui e pensei: podiam plantar árvores para amenizar este calor. Então hoje eu estava vindo da Estação Liberdade e vi essas lindas palmeiras. Para mim é uma gratificante surpresa saber que as plantas vieram do Vale do Anhangabaú. Simplesmente amei”, disse Mileide.

Já Sidney Conde estava muito feliz com as novas palmeiras na praça. “Agora teremos sombra neste local. Estou aqui há mais de 30 anos e as palmeiras deixaram a praça mais bonita. Gostei muito desta iniciativa”, parabenizou o taxista.