Sem Barreiras- Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência acontece de 17 a 22 de setembro

Imagem de fundo azul mostra logo do festival Sem Barreira no centro com letra em azul. na parte inferior está escrito "Festival de acessibilidade e artistas com deficiência. 17 a 22 de Setembro São Paulo" e abaixo logo da Cultura Inclusiva, São Paulo Capital da Cultura e da Prefeitura de São Paulo

Promovido pela Prefeitura de São Paulo,por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED) o "Sem Barreiras-Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência", que ocorre de 17 a 22 de setembro, promove a acessibilidade comunicacional em equipamentos municipais de cultura, por meio de recursos como audiodescrição, Libras e legendas. O festival também busca divulgar a arte produzida por artistas com deficiência na dança, no teatro, na música e demais áreas.

A programação conta com mais de mil atrações como circo, contação de histórias, dança, debates, exposições, intervenções, música, palestras, passeios, visitas monitoradas e muito mais.

O "Sem Barreiras-Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência" tem o apoio de instituições como Casa das Rosas, IMS, Itaú Cultural, Japan House, Masp, Sesc e Sesi, que formam a Paulista Cultural e terão programação especial. Além das instituições da Paulista Cultural, também participam APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Bike Tour SP, Centro Cultural Banco do Brasil, Cia Teatral Olhos de Dentro, Instituto Tomie Ohtake, MIS, Museu do Futebol, Sala São Paulo, Santa Marcelina Cultura, SP Escola de Teatro e Tom Brasil, que já realizam espetáculos acessíveis e apresentações de trabalhos de artistas com deficiência. Confira a programação completa (PDF- 95 KB)

Guias Acessíveis
Um além de promover a acessibilidade comunicacional e o trabalho de artistas com deficiência, o festival busca chamar a atenção para a falta de divulgação de acessibilidade nos guias e agendas culturais da cidade. Símbolos de orientação em eventos acessíveis auxiliam pessoas com deficiência na busca por informações. A Prefeitura de São Paulo já possui símbolos de audiodescrição, Libras e Closed Capitation na programação cultural da cidade. A iniciativa é uma forma de incentivo para que equipamentos públicos e privados e roteiros e guias culturais também insiram símbolos de acessibilidade em seus serviços. Todos os símbolos estão disponíveis para download no site da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência.