Projeto traz paulistanos para visitarem o Centro Histórico da cidade

Os paulistanos já têm uma nova opção gratuita de lazer e cultura para curtir a cidade. O projeto ‘Vem pro Triângulo’, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, vai trazer pessoas de todas as regiões da capital para conhecerem os pontos icônicos do Centro Histórico de São Paulo, aos fins de semana.

A ação faz parte do Projeto Triângulo SP, que opera a reativação do Centro Histórico da cidade, trazendo para a região atividades noturnas e aos fins de semana. A região do Triângulo SP fica em torno dos principais prédios históricos da cidade – entre o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.

Dentre os atrativos dos roteiros oferecidos estão: Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo, Centro Cultural Banco do Brasil, Mosteiro São Bento, Catedral da Sé e Caixa Cultural.

A cada sábado e domingo, passarão pelo Centro Histórico, oito grupos de 30 pessoas por dia, em quatro roteiros diferentes permitindo ao público visitar todos os pontos. O roteiro é determinado pela organização e tem duração aproximada de três horas.

As visitas serão gratuitas e o público interessado deve fazer a inscrição na subprefeitura do seu bairro. Cada subprefeitura poderá trazer 30 pessoas que terão transporte, alimentação e roteiro guiado gratuitamente.

O projeto piloto acontecerá em dois fins de semana de junho, sábados: 08 e 15/06, a partir das 14h, e domingos: 09 e 16/06, em dois horários: às 9h e às 14h. As saídas das subprefeituras serão uma hora antes.

O ‘Vem Pro Triângulo’ conta com apoio da Secretaria Municipal de Transporte, Subprefeitura da Sé, Secretaria Municipal das Subprefeituras e SPUrbanuss - Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo.

O projeto é considerado piloto pelos organizadores que estão em busca de patrocinadores e viabilizadores para que a iniciativa continue atendendo a população.

Veja como as subprefeituras vão participar do projeto nos próximos dois fins de semana:

 Triângulo SP

O projeto Triângulo SP tem como objetivo reativar o Centro Histórico de São Paulo. O projeto, que faz parte do Programa de Metas, contempla cerca de 60 ações diferenciadas para melhoria dos serviços públicos ofertados na região, instalação de infraestrutura e estratégias de ocupação urbana, turística e cultural.

As primeiras obras de infraestrutura, como o projeto piloto para a reforma dos calçadões e a remodelação da iluminação estão previstas para agosto, quando também começará a ser instalada a sinalização turística para orientar os frequentadores sobre as atrações da região. Uma amostra do novo modelo já pode ser vista na Rua Dr. Miguel Couto.

O chamado triângulo histórico é formado pelas ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró. A iniciativa foi viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo para qualificar o espaço, configurando-o como um produto turístico internacional, aumentando a circulação de pessoas e a demanda por comércio e serviços, principalmente à noite e durante os fins de semana, incrementando as rotas e atrativos turísticos, em um ambiente convidativo e seguro para a população.

Serviço:

- Sábados – 08/06 e 15/06: a partir das 14h

- Domingos – 09/06 e 16/06: às 9h e às 14h

Informações na Subprefeitura Sé

E-mail: ibelmar@smsub.prefeitura.sp.gov.br

Telefone: (11) 3397-1200, com Ingrid Martins

* Com informações da Secretaria Municipal de Turismo