Saiba como solicitar nossos serviços de poda e remoção de árvores

 Imagem é uma fotografia colorida que mostra caminhão da prefeitura com braço mecânico erguendo funcionário de uniforme laranja que realiza poda da copa da árvore. Caminhão está estacionado entre duas árvores, Dois funcionários estão ao lado do caminhão observando. Ao fundo é possível ver muro amarelo de uma casa.

A Subprefeitura Sé possui cerca de 22.400 árvores espalhadas por seus oito distritos. Em 2018, mais de 3.300 foram podadas e 439 removidas pelas equipes da Subprefeitura Sé. Neste ano já foram realizadas 3.140 podas e 502 remoções. Para o cidadão solicitar podas e remoções de árvores explicamos abaixo como os nossos serviços podem ser acionados.

 

Quem pode solicitar um serviço de poda ou remoção?
Qualquer pessoa pode solicitar a poda ou a remoção de uma árvore pelo telefone 156, pelo portal SP156 ou comparecendo à praça de atendimento da Subprefeitura Sé.

 

O que é preciso para solicitar um serviço poda ou remoção?
Imagem é uma fotografia colorida e mostra funcionário da prefeitura no auto de braço mecânico podando  copa de uma árvore. O céu está azul, é possível ver postes e fios no alto. Pelo telefone 156 é necessário realizar um cadastro. O solicitante terá que informar nome, telefone, endereço e e-mail (caso possua). Feito isso, basta comunicar a localização exata da árvore (endereço e número dos arredores, CEP e bairro).
Na praça de atendimento é preciso ter em mãos RG, CPF e informar a localização exata da árvore, e caso possua, fotos para anexar a solicitação.
No portal SP156 é possível fazer a solicitação informando a localização, o motivo e se apresenta risco eminente aos demais munícipes. Também é possível anexar imagens e vídeos da situação em que a árvore se encontra.

 

Depois de feita a solicitação, qual procedimento é feito pela Subprefeitura?
Imagem é uma fotografia colorida que mostra dois funcionários da Prefeitura realizando o plantio de uma muda no centro da cidade, em frente ao prédio da prefeitura. Os dois vestem uniforme laranja e capacete azul Recebida a solicitação, um engenheiro agrônomo da Subprefeitura vai até o local onde se encontra a árvore para realizar uma avaliação técnica e a emissão de laudo para poda ou remoção, dependendo do estado da árvore.
Depois que o laudo é emitido, ele é publicado no Diário Oficial do Município, onde o munícipe tem o prazo de cinco dias para contestação. Decorrido esse prazo, as equipes são programadas para realizarem os serviços.

 

Feita a solicitação, quanto tempo leva até a realização do serviço?
Após a solicitação a Subprefeitura tem o prazo máximo de 120 dias para atender o protocolo de poda ou remoção.

 

E os troncos, galhos e folhas das árvores, para onde são levados?
Parte dos galhos, troncos, folhas e demais materiais gerados pela poda ou remoção são processado no Pátio de Trituração da Subprefeitura. Os resíduos obtidos são encaminhados para as equipes de Áreas Verdes para serem utilizados no plantio de novas árvores e no paisagismo de parques e canteiros dos distritos da Subprefeitura Sé. Além do uso pelas equipes de Áreas Verdes, os resíduos também são encaminhados para o Pátio de Compostagem onde são transformados em adubo natural.

 

Minha solicitação não foi atendida, o que devo fazer?
Se em 120 dias a Subprefeitura não realizou o serviço solicitado, o munícipe pode fazer uma reclamação na ouvidoria geral do município telefonando para o 156 e informando o protocolo emitido.

 

Como posso solicitar o plantio de uma árvore?
O cidadão pode solicitar plantio de árvores pela Prefeitura em ruas, praças e demais áreas públicas em local onde ainda não havia árvores pelos Portal SP156 e ou presencialmente na Praça de Atendimento da Subprefeitura Sé. O serviço é gratuito. As árvores removidas pela Subprefeitura são repostas imediatamente por nossas equipes. 

 Imagem é uma fotografia colorida e mostra dois funcionários da Prefeitura tratando leira no Pário de Compostagem da Subprefeitura Sé. Os dois vestem verde, é possível ver algumas árvores ao fundo.