Curso de Português para Imigrantes: inscrições abertas

 

 

Estão abertas as inscrições para o curso “Portas Abertas: Português para Imigrantes”. Iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto visa oferecer curso de português de forma capilarizada, gratuita, contínua e permanente para imigrantes na Rede de Municipal de Ensino (RME). Além disso, o curso busca promover os direitos para a população imigrante da cidade de São Paulo, assegurando seu acesso, permanência e aprendizagem na escola, propiciando a inserção no mercado formal de trabalho e promovendo a regularização migratória.

As inscrições podem ser feitas por qualquer imigrante, independente da sua condição migratória e documental, diretamente na escola de sua escolha. O inicio das aulas está previsto para o dia 25 de março.

Para realizar a inscrição o imigrante pode apresentar qualquer dos seguintes documentos: Protocolo de Solicitação de Refúgio; Protocolo de RNE, RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social); CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou documentos emitidos no país de origem, como: passaporte, carteira de identidade ou de qualquer espécie. Além disso, deverá apresentar um comprovante de residência ou, caso não o tenha, preencher uma declaração de residência no momento da inscrição.

O curso é oferecido nas escolas da rede municipal de ensino e é possível estudar em quaisquer zonas da cidade. Acesse o link para visualizar as escolas participantes deste semestre:

https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1B_8BKkuFil-y9o9JG7zfMWhjlRt6qZ_b&ll=-23.5649199224439%2C-46.57343948535157&z=11

Para mais informações, entre em contato com o CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes – Rua Major Diogo, 834. Tel: (11) 2361-3780/2361-5069 ou acesse:

htps://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/migrantes/programas_e_projetos/portas_abertas/