SUBPREFEITO DA SÉ PARTICIPA DE EVENTO COMEMORATIVO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NA LIBERDADE

Durante evento, houve o descerramento do monumento que marca os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

 

Na manhã de hoje (27/08), o subprefeito Eduardo Odloak representou o Prefeito Bruno Covas, na solenidade da inauguração do monumento que marca os 110 anos da imigração japonesa. O evento aconteceu na praça “Liberdade – Japão”, localizada próximo ao Metrô Liberdade, região Central. A homenagem também contou com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, o presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, Hirofumi Ikesaki, o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro e os vereadores Masataka Ota e George Hato.


Criado e idealizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal), que em março deste ano assinou o termo de cooperação para zeladoria e paisagismo da praça, o monumento chamado “Monumento histórico em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil” 1908 – 2018 é uma pedra com cerca de 3 metros de altura com os dizeres cravados em japonês na parte da frente e em português na parte de trás: “Neste ensejo, a praça foi renomeada ‘Praça da Liberdade-Japão’, e consagrada pela honrosa visita à São Paulo de sua alteza imperial princesa Mako. Ao povo e ao governo brasileiro, por terem recebido a comunidade japonesa nesta abençoada terra, a nossa eterna gratidão".

“O bairro da Liberdade abriga uma das maiores comunidades nipônicas do país e é referência cultural, gastronômica e turística em nossa cidade. Esse monumento simboliza a amizade e respeito que sempre tivemos com os japoneses”, declara Eduardo.