Praça Luis Parnes, no Bom Retiro, é a primeira com TPU como contrapartida para cuidar do local, na área da Regional Sé

Está prevista a construção de um quiosque sustentável, onde será instalado um café para comercialização de alimentação saudável. O local é o primeiro com termo de permissão de uso para exploração comercial emitido pela Regional.

 O prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, esteve no Bom Retiro na manhã do dia 5 de julho, na cerimônia de assinaturado termo de cooperação da Praça Luis Parnes, localizada na esquina das Ruas Sólon e Matarazzo.

“Este é um local emblemático para a região, pois era ocupado por um lixão. Agora os cooperantes têm também um termo de permissão de uso que possibilita abrir um café no local e, como contrapartida, cuidar do jardim e impedir o mau uso, por exemplo”, explica o prefeito da Sé, Eduardo Odloak sobre a praça ser a primeira contemplada como TPU, nos termos das Leis 16.212/2015 e 16.868/2018.

O projeto de revitalização prevê diversas intervenções e a participação ativa da população. O termo de cooperação assinado entre a Prefeitura Regional Sé, e as cooperantes, a arquiteta Daniela T. Gokita e a relações públicas, Flávia N. Batista, prevê um jardim e horta comunitárias, lousa para as crianças. Haverá também paisagismo, instalação de novo mobiliário urbano como bancos e mesas, feitos de madeira reciclável e pintura da calçada.

Para o projeto de sustentabilidade está prevista a construção de um quiosque que será utilizado para exploraçãocomercial, conforme previsto no edital de chamamento público. “A ideia é instalar um café e que possa servir alguns itensde alimentação natural e de fácil preparo”, explica a relações públicas Flavia N. Batista.

O muro da praça, antes pichado e com marcas de fogueiras, vai ganhar um jardim vertical feito com tela de aço. “Arevitalização de uma praça como essa no Bom Retiro é fundamental para mudar a mentalidade dos moradores do bairro e fazer com que eles voltem a ocupar um espaço que também é seu”, explica o diretor do CONSEG Bom Retiro, Saul Nahmias, presente na cerimônia de assinatura do termo.

Para o prefeito regional, com a ocupação permanente de espaços públicos, e implementação de melhorias, estimula a frequência dos moradores e comerciantes da região.