Largo da Pólvora é revitalizado em parceria com a iniciativa privada

Espaço passou por obras de recuperação do lago e implantação de novo paisagismo

 

O prefeito Bruno Covas entregou neste domingo (24) as obras de revitalização do histórico Largo da Pólvora, localizado no bairro da Liberdade, na região central de São Paulo. As obras foram executadas por meio de termo de cooperação firmado entre Prefeitura Regional Sé, Fecap, JCI e Greenline.

"Esta mais uma parceria com a iniciativa privada, sem nenhum custo para a Prefeitura e que devolve revitalizado à população um espaço que existe há 40 anos e ao mesmo tempo presta uma homenagem aos 110 anos da imigração japosena para o Brasil", disse o prefeito durante a visita. Ele também participou da celebração típica japonesa do "Kagami Biraki", com a quebra do barril de saquê e o brinde simbólico.

O espaço passou por obras de revitalização do lago e a implantação de novo paisagismo, a um custo de R$ 257 mil, sem ônus para o município. O largo ficará sob os cuidados das empresas por 36 meses.

“O Largo da Pólvora é um dos ícones da Liberdade e é um presente para o bairro, justamente na semana de comemoração da da imigração japonesa”, destacou o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak.

O local mantém seu nome desde 1830, época da Colônia Imperial Portuguesa, quando era utilizado como paiol. A entrega faz parte da cerimônia que marca os 40 anos de inauguração do largo, realizada em 18 de junho de 1978.

Revitalização

As árvores e arbustos presentes no espaço foram preservados e outras espécies nativas da nossa flora e do Japão plantadas, como grama preta, moreias, marantas, ixora mini japonesa e outras. Além disso, como o local conta com um jardim contemplativo, foram instalados oito bancos que não existiam no projeto original, além de 53 placas de sinalização para o público.

Foi feita aplicação de concreto nos lagos para preenchimento das fissuras existentes, para posterior aplicação de material impermeabilizante. Os lagos também receberam pintura especial atóxica.

No sistema de filtragem da água foram instalados filtros biológicos, mecânicos, químicos e sistema ultravioleta para garantir a qualidade da água para assegurar a saúde das carpas Koi. O sistema hidráulico da cascata existente num dos lagos foi recuperado.

As estruturas metálicas das pontes receberam pintura especial e o piso foi nivelado, tornando o local acessível, sem degraus e desníveis. Para ampliar a segurança, foi feita a recomposição da iluminação nos monumentos com refletores. Os cooperantes deverão ainda manter um vigilante noturno no local.

"A participação da FECAP no Projeto de Revitalização do Largo da Pólvora é mais uma demonstração da nossa gratidão para com a comunidade japonesa, que sempre nos confiou a formação de gerações de japoneses, nikkeis e seus descendentes”, destaca o Prof. Dr. Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap.

A presidente da JCI Brasil – Japão, Patrícia Murakami, ressalta que este projeto é uma grande conquista que envolveu governo, sociedade civil e entidades privadas. "A praça é devolvida restaurada, dando espaço para educação ambiental, e consequente redução da criminalidade no local e manutenção do bem-estar da população que vive no seu entorno".

Segundo Hermann Neto, diretor presidente da Greenline Latina América, "a recuperação de espaços de convivência como o Largo da Pólvora resgata os melhores sentimentos de harmonização e equilíbrio social e cultural para os moradores e visitantes da cidade de São Paulo”.