Encenação da ópera Carmem marca 30 anos das Vesperais Líricas

Em versão pocket, as apresentações acontecem na Sala Olido e no Teatro João Caetano, em março

A história do soldado que disputa com um toureiro o amor da bela cigana Carmen, transformada pelo compositor francês Georges Bizet em uma das mais populares óperas de todos os tempos, será apresentada, neste mês, em versão pocket, em dois espaços: Sala Olido, dia 9, às 18h30; e Teatro João Caetano, dia 11, às 19h. As encenações, gratuitas, dão início às comemorações dos 30 anos das Vesperais Líricas.

Integrante do projeto desde o início, a meio-soprano Eloisa Baldin, hoje, coordena esta série de recitais operísticos. Segundo ela, os objetivos são os mesmos: “democratizar” a ópera em São Paulo, formar novas platéias e valorizar o trabalho dos artistas nacionais. A Secretaria Municipal de Cultura lançou, em 1980, o Projeto Pró-Ópera, do qual as Vesperais Líricas, que então se chamavam Novos Valores na Ópera, eram um importante subproduto.

Com audições quase sempre semanais, nas quais os solistas são acompanhados ao piano, as Vesperais Líricas se constituíram em um verdadeiro celeiro de artistas. Grandes nomes atuais do canto lírico nacional atuaram nesse projeto, entre eles, Paulo Szot, que atualmente brilha nos palcos da Broadway, Adelia Issa, Denise de Freitas, Rosana Lamosa, Fernando Portari e Céline Imbert. Segundo a coordenadora, outra oportunidade oferecida pela série é a ampliação do repertório interpretado pelos cantores que trabalham títulos, muitas vezes, inéditos no Brasil, dos mais diferentes autores de todas as épocas.

No início, as audições eram feitas no saguão do Teatro Municipal, mas, de acordo com as circunstâncias, já foram encenadas no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, nos teatros de bairro e no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura.

Celebrando o trigésimo aniversário do projeto, será apresentado um título por mês (provavelmente dois, no segundo semestre), com duas récitas cada. Todas as montagens são realizadas com figurinos e cenários cedidos pela Central de Produção Chico Giacchieri, do Teatro Municipal.

Em Carmen, a própria Eloisa interpretará o papel-título, contracenando com o tenor Paulo Queiroz (Dom José), com a soprano Rosana Barakat (Micaela) e com o baixo Carlos Eduardo Marcos (Escamillo). O acompanhamento ao piano será feito por Nancy Bueno.

Os outros títulos do semestre são: Werther, de Massenet (abril); La Serva Padrona, de Pergolesi (maio); e Cavalleria Rusticana, de Mascagni (junho).

Serviço: Galeria Olido – Sala Olido. 293 lugares. Av. São João, 473. Centro. Tel. 3331-8399. Dia 9, 18h30. Teatro João Caetano. 436 lugares. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774. Dia 11, 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura