Folheando mostra publicações que são obras de arte

Mostra expõe os trabalhos, de artistas espanhóis, produzidos ao longo de quatro décadas

Assim como os gravuristas gostam de acompanhar a impressão de seus trabalhos, desde 1960, pintores e outros artistas plásticos começaram a se preocupar com os livros, revistas e publicações que divulgavam suas obras. Dessa forma, estabeleceram uma estreita relação com designers, diagramadores e outros técnicos gráficos. O resultado dessa simbiose foi um produto que se tornou uma verdadeira obra de arte. Especialmente na Espanha, esse processo de controle da comunicação gráfica foi adotado por muitos artistas de renome.

A partir do dia 6, às 15h, o Centro Cultural São Paulo, em parceria com a Sociedad – Es-tatal para la Acción Cultural Exterior (Seacex) e o Centro Cultural da Espanha em São Paulo, apresenta Folheando: quatro décadas de livros e revistas de artista. A mostra reúne uma extensa seleção de publicações de artistas espanhóis, produzidas ao longo de mais de quatro décadas.

Sob a curadoria de José Arturo Rodríguez Núñez, a exposição traz desde peças históricas, como as de Juan Hidalgo e José Luís Castillejo, integrantes do grupo Zaj, até trabalhos mais recentes de nomes como Lara Almarcegui, Miquel Barceló, Dora García, Antoni Muntadas e Javier Peñafiel. São cerca de 200 peças em exibição, além de 46 livros para consulta.

Serviço

Folheando: quatro décadas de livros e revistas de artista
Data: Abertura: 6 de março. Visitação: até 2 de maio
Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábdos, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Grátis

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura