Galeria Olido é palco de perfornance artística de Suécia e Brasil

Bailarino e músico mostram que é possível um trabalho simultâneo das duas linguagens

A Galeria Olido recebe, entre os dias 25 e 28, o espetáculo Dueto, resultado da parceria entre o bailarino brasileiro Diogo Granato e o jazzista sueco Mathias Landaeus.

A dupla se encontrou por intermédio do pai do músico que, após assistir a uma apresentação do bailarino, pediu a ele que conhecesse o trabalho de seu filho. Granato conta que quando ouviu o material de Landaeus se identificou rapidamente, assim como o pianista com o seu trabalho. “Após essa sinergia imediata, decidimos trabalhar juntos”, explica o coreógrafo.

O brasileiro viajou para o litoral da Suécia com a finalidade de conhecer o musicista e, lá mesmo, começaram a pensar na estrutura de uma apresentação conjunta. A idéia de um dueto em música e dança é comum, mas raramente é colocada em prática quando as duas linguagens trabalham juntas. Ao ocorrer a performance de um músico e de um bailarino, simultaneamente, é comum que haja uma hierarquia: ou o público assiste à performance musical ou à coreografia.

Na contramão dessa idéia, o espetáculo foi desenvolvido para os dois artistas. Eles expõem, em sintonia, a simplicidade de deixar fluir uma relação natural e a complexidade dos detalhes surgidos desse envolvimento, que geralmente não são percebidos.

Dueto mistura a paixão pela improvisação com o método e o resultado de dois artistas pertencentes a duas linguagens diferentes, com leveza e profundidade, criando um trabalho híbrido.

Granato integra a Cia. Nova Dança Quatro e é diretor da Cia. Silenciosas GT’Aime. Entre seus trabalhos estão os premiados Aretha e Soul. Landaeus é músico há dez anos, se tornou uma das grandes personalidades do jazz sueco e já lançou cinco álbuns.

Serviço: Dueto. Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel: 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. De 25 a 28. Grátis.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura