Cia. Truks encena duas peças na Biblioteca Monteiro Lobato

Para os adultos, História de bar, para as crianças, Vovô e Gigante serão apresentadas nesta semana

Conhecida por difundir as técnicas do teatro de animação em todo o país, a Cia. Truks apresenta, em fevereiro, quatro espetáculos, gratuitos, na Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato. Criado em 1990 para contar histórias para crianças, o grupo trabalha, desde 2004, com as possibilidades de peças também para o público adulto, como é o caso de História de bar, que será encenada dia 26, às 20h30. Vovô completa a programação.

Utilizando a técnica de manipulação de objetos, História de bar é narrada por um ator, responsável também pela animação de materiais corriqueiros que habitam um bar, como garrafas, maços de cigarro e facões. Principal suspeito de vários assassinatos ocorridos durante a noite, um barman faz a sua defesa ao lado dos diversos objetos que ganham vida. Entre eles estão uma faca e um aparelho de amolar que protagonizam uma inusitada cena amorosa.

Encerrando as apresentações, dia 28, às 11h, a companhia recorre, na peça Vovô, a caricaturas e metáforas para homenagear os imigrantes que chegaram ao Brasil em meados do século passado.

Todos os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com meia hora de antecedência.

A Cia. Truks foi criada a partir do encontro entre bonequeiros vindos de diversas companhias de teatro de animação, como Henrique Sitchin, Verônica Gerchman e Cláudio Saltini, e a premiada autora e ilustradora Eva Furnari. Dessa união surgiu o espetáculo, inspirado na técnica do bunraku japonês, Truks:a bruxinha. A montagem trazia para os palcos as aventuras da personagem criada pela autora, presente em inúmeras histórias e em quadrinhos. O grupo coordena o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, desde 2002.


Programação:

HISTÓRIA DE BAR
Cia. Truks. Teatro de bonecos. 55 min. +16 anos.
| Dias 19 e 26, 20h30. Grátis (retirar senha meia hora antes)

VOVÔ
Cia. Truks. Teatro de bonecos. 45 min. Livre.
| Dia 28, 11h. Grátis (retirar senha meia hora antes)

Serviço: Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. Tel. 3256-4122. Grátis.