Campanha Junho Vermelho incentiva doação de sangue

A campanha iniciada pelo Movimento “Eu dou Sangue Pelo Brasil” vai até o final deste mês

 Com o inverno chegando e as temperaturas cada vez mais baixas, as doenças respiratórias aumentam, e isso impede que algumas pessoas doem sangue neste período. É por essa razão que o Movimento “Eu dou Sangue Pelo Brasil” deu início a campanha Junho Vermelho para incentivar as doações em todo o país. A campanha vai até o o fim deste mês.

Em São Paulo alguns monumentos serão iluminados com a luz vermelha para lembrar a todos sobre a atual situação dos estoques nos hemocentros. Entre os monumentos estão: Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras, Monumento às Bandeiras e Estátua do Borga Gato entre outros.

Os meses de junho e julho tem 30% menos doações do que nos demais meses, que costumam reunir cerca de 12 mil doadores. Os dados são da Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria Estadual da Saúde.

Para doar

Basta ir em um dos 120 postos de coleta, hemonúcleos ou hemocentros do estado. É preciso atender aos seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos, com a primeira doação realizada antes do 60 anos; pesar mais de 50 kg; estar com bom estado de saúde; não oferecer risco de transmitir doenças pelo sangue; levar documento oficial com foto.

Veja a lista de postos de coleta no site da Secretaria Estadual de Saúde