Passagem Literária recebe instalações de arte contemporânea

Até o dia 30 de maio, o espaço traz intervenções inspiradas na obra de Manet, da dupla de designers asRetinas, enquanto o artista autoditada Adeladio Leite aborda temática política e social na vitrine

A Passagem Literária da Consolação apresenta para o público durante o mês de maio, a visão contemporânea de dois estilos artísticos distintos. Até o dia 30, está em exibição na vitrine o trabalho do artista autoditada Adeladio Leite, Dos trilhos ao Centro, que busca despertar uma reflexão política e social, a partir da composição de diversos materiais. No decorrer do espaço,com Olympia está nua, as designers Martha Simões e Betti Simão que formam asRetinas, realizam a releitura da tela Olympia, de Edouard Manet, sob a técnica de assemblagem e aplicações acrílicas na parede.

As exposições são realizadas pela Associação Via Libris de Livreiros, que cuida da manutenção do local e mantém a banca de livros usados na passagem, com o apoio da Subprefeitura Sé.

Dos trilhos ao Centro faz parte de um projeto experimentalista de Adeladio Leite, iniciado em estações de trem da Cidade em 2002, e desde então, apresenta na diversidade de conteúdos, composições de materiais elaborados em madeira, máquina de escrever e pintura em roupas, que expressam elementos da sociedade e a busca desta pelo poder.

Na parede paralela à vitrine, para representar o desejo feminino pelo consumo exagerado, a dupla de designers e artistas plásticas asRetinas realizam a intervenção Olympia está nua, referência à obra do francês Edouard Manet, Olympia. As artistas utilizam no recorte, além de pintura acrílica e telas com aplicações em stencil, a técnica de assemblagem, pela qual o artista define um espaço por meio da disposição e interação de formas que foram retiradas de seu contexto original e recombinadas sem serem alteradas.

Sobre a Passagem Literária

Com o objetivo de transformar o antigo corredor subterrâneo em um espaço cultural, o secretário Andrea Matarazzo idealizou, por meio da Subprefeitura Sé, a Passagem Literária da Consolação.O local que antes estava depredado foi reformado em 2005 e entregue ao público em novembro do mesmo ano. Desde então, o espaço abriga programação cultural variada realizada pela Associação Via Libris de Livreiros.

Serviço
Exposições Dos Trilhos ao Centro, de Adeladio Leite e Olympia está nua, de asRetinas

Data: Até 30 de maio
Horário: das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.
Local: Passagem Literária da Consolação - rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista (metrô Consolação)
Grátis