Passagem Literária aborda cultura indígena e consciência ambiental

No mês em que é comemorado o Dia do índio, a Passagem traz telas sobre a antropofagia de tribos brasileiras e imagens do “rio verdadeiro”, Tietê, que revelam o sentido de preservar o que é “nosso”

A Passagem Literária da Consolação apresenta, até o final do mês de abril, duas diferentes exposições que destacam a importância do conhecimento histórico-cultural e da consciência e preservação ambiental sobre o Brasil.
Na vitrine da Passagem, sob o título ECOAÏN - Salva-te, a artista Anasor ed Searom apresenta a série de telas sobre a antropofagia entre os índios brasileiros. Já no restante do espaço, a mostra itinerante Tietê - Imagens que o Brasil não vê tem como tema o rio Tietê e discute o fato de o rio estar com 1/3 da extensão comprometida em consequência da falta de cuidado e de consciência da população. As exposições são realizadas pela Associação Via Libris de Livreiros, em parceria com a Subprefeitura da Sé.
Tietê- Imagens que o Brasil não vê é promovida pelo Projeto: Reciclando Vidas, de Denis Ferraz, que desenvolve palestras e publicações a respeito de meio ambiente e educação socioambiental para mostrar ao público a relevância atual e histórica do Tietê, nome tupi que significa “rio verdadeiro” ou “águas verdadeiras”. São 20 imagens com legendas didáticas e informações sobre o rio, que, além de patrimônio natural que atravessa a cidade, é a garantia de água para a população de milhões de pessoas que habitam São Paulo, mas que deve ser preservado por todos.
A série ECOAÏN - Salva-te, elaborada pela artista plástica paulistana Anasor ed Searom, com a técnica de óleo sobre tela, aborda os rituais antropófagos dos índios brasileiros, através de releituras das obras dos pintores europeus Albert Eckout e Theodore de Bry. A artista, que tem trabalhos expostos em coleções internacionais de países como EUA, França e Grécia, explica a sensação de expor em um espaço cultural acessível a todos: “Iniciativas desse porte propiciam ricas situações de fomento e troca cultural entre os artistas e a população. Desenvolver, estimular e expandir projetos que materializem esse encontro, cria uma sociedade mais madura, mais consciente e rica culturalmente”.

Passagem Literária

Com o objetivo de transformar o antigo corredor subterrâneo em um espaço cultural, o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo , idealizou por meio da Subprefeitura da Sé, a Passagem Literária da Consolação. O local que antes estava depredado foi reformado em 2005 e entregue ao público em novembro do mesmo ano. Desde então, o espaço abriga programação cultural variada realizada pela Associação Via Libris de Livreiros, - nove vendedores de livros usados, que cuidam da manutenção do local e mantém a banca de livros usados.

Serviço

Exposições Tietê - Imagens que o Brasil não vê, de Denis Ferraz, e ECOAÏN - Salva-te, de Anasor ed Searom

Data: Até 30 de abril
Horário: das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.
Local: Passagem Literária da Consolação - rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista (metrô Consolação)
Grátis