Neste sábado (10), a Operação Cata-bagulho percorre as ruas da Sé

Esta é a sexta edição do serviço no distrito, que, desde janeiro, já coletou 102,92 toneladas

Entre 7 e 12 horas deste sábado (10), os moradores da Sé poderão participar da Operação Cata-bagulho, descartando materiais e objetos inservíveis em suas calçadas. Na sequência, equipes da Subprefeitura Sé realizarão a coleta de móveis velhos, madeiras, pneus usados e eletrodomésticos quebrados.

Todas as ruas do distrito, delimitado pelo perímetro formado pela avenida Prestes Maia, parque Anhangabaú, avenida 23 de Maio, viaduto Jaceguai, ligação Leste-Oeste, viaduto do Glicério, avenida Prefeito Passos, rua Antônio de Sá, avenida do Estado, rua da Figueira, avenida Mercúrio, avenida do Estado e rua Mauá, serão percorridas pelo serviço.

Visualize no mapa o roteiro da operação:

 

Cata-bagulho

O Cata-bagulho é uma alternativa gratuita para o descarte de objetos inservíveis. Na região central de São Paulo, desde janeiro, foram realizadas 46 operações Cata-bagulho, as quais coletaram aproximadamente 1020,8 toneladas. Neste ano, o distrito da Sé já recolheu 102,92 toneladas.

O despejo de irregular de lixo e entulho é crime, passível de multa, quando ocorrido flagrante, de até R$ 12 mil. Tal ato inviabiliza o escoamento correto das águas torrenciais, causando enchentes. É fundamental a conscientização da população, principalmente com a aproximação do verão, que traz elevação nas temperaturas e, com isso, maior frequência de chuvas e temporais.

O calendário anual completo e o itinerário do serviço podem ser consultados no site da Subprefeitura (se.prefeitura.sp.gov.br).

Entulho

O serviço de Cata-bagulho, no entanto, não recolhe lixo domiciliar, nem resíduos gerados pelas atividades de construção civil, como fragmentos de tijolo, areia, cimento, entre outros.

Para o descarte em menor escala, de até 1 m³ de entulho, o que corresponde a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba, pode ser feito nos Ecopontos. A região central possui quatro Ecopontos em funcionamento: Glicério, Liberdade, Armênia e Barra Funda.

Já os grandes geradores de entulho devem contratar uma empresa cadastrada na Prefeitura, que faz a retirada, transporte e o descarte de forma apropriada. A relação dessas empresas está no site www.prefeitura.sp.gov.br.

Lixo eletrônico

A Central de Triagem de Lixo Eletrônico, localizada na Barra Funda, é a primeira da Cidade a recolher e reaproveitar eletrodomésticos como televisões, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, dentre outros. Os interessados em se desfazer de peças eletrônicas podem levá-las gratuitamente até Central, ou ainda, solicitar a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849. Mais informações no site www.coopermiti.com.br.


Serviço:

Cata-bagulho na Sé
Data:
10/12/11
Horário para depósito de materiais pelos moradores: das 7 às 12 horas
Grátis

Ecoponto Glicério
Local:
Avenida do Estado, esquina com rua Nova, Baixos do Viaduto Glicério
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

Ecoponto Liberdade
Local:
Rua Jaceguai, 67, próximo ao Viaduto Guilherme de Almeida e Avenida Liberdade
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

Ecoponto Armênia
Local:
Rua General Carmona, 140; próximo à Avenida Tiradentes, altura da Praça Bento de Carmago Barros
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

Ecoponto Barra Funda
Local:
Rua Sólon (Baixos Viaduto Engº Orlando Murgel)
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

Central de Triagem de Lixo Eletrônico - Coopermiti
Local:
Rua Doutor Sérgio Meira, 268 - Barra Funda
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábado, das 9 às 13 horas