Prefeitura avança para nova fase do Programa de Proteção ao Pedestre

Na segunda etapa do projeto o foco será principalmente para que o pedestre também respeite as regras da travessia

O prefeito de São Paulo anunciou na última quinta-feira (10) a implantação da segunda fase do Programa de Proteção ao Pedestre. O principal foco será a conscientização do pedestre no trânsito. Entre as iniciativas previstas estão a ação do Homem-Faixa nos CEUs da cidade, com educadores da CET; a nova campanha de TV, voltada para o pedestre; modernização de semáforos e participação de agentes de trânsito em ações educativas nas escolas.

Agora, nesta segunda etapa, o foco será principalmente o pedestre, para que ele também respeite a travessia. A campanha publicitária já começou e ela chama atenção para a importância da participação do pedestre para tornar o trânsito mais seguro. Um dos projetos começou nesta semana. O Homem-Faixa nos CEUs vai promover a visita do personagem símbolo do Programa, o Homem-Faixa, aos 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) existentes na Capital. Outra iniciativa que já está sendo planejada para março de 2012 é a realização de palestras por agentes de trânsito nas escolas públicas, dentro de um projeto-piloto desenvolvido pela Gerência de Educação da CET

Também houve avanços na sinalização. Do segundo semestre de 2010 até outubro de 2011, já foram pintadas ou revitalizadas 14 mil faixas de pedestre em toda a Cidade. Quanto à implantação de sinalização semafórica, vale frisar que, só nos dez primeiros meses deste ano, já foram instalados 571 semáforos específicos para pedestres no Município. Além disso, já foram implantadas 302 botoeiras para uso dos passantes.

Efeitos do Programa

As ações do programa já trouxeram avanços na preservação de vidas na 1ª Zona Máxima de Proteção ao Pedestre, na região central da cidade. A CET registrou uma nova tendência de queda, agora de 66,6%, no número de mortes provocadas por atropelamentos dentro da área abrangida. O estudo atual foi feito no período de 11 de maio a 31 de julho de 2008, 2009, 2010 e 2011.

A CET também acaba de concluir uma nova pesquisa de percepção do condutor em relação ao respeito à faixa de segurança. Feita entre os dias 9 de outubro e 4 de novembro, ela revela que o respeito ao pedestre melhorou, passando de 10,4% antes da implantação do Programa de Proteção ao Pedestre, para 25,1% em agosto e, atualmente, o grau de obediência dos motoristas está em 32,2%. Esses números indicam que a estratégia inicial de se investir na educação dos motoristas está surtindo efeito. Agora, então, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e a CET se concentram na conscientização do pedestre.