Cine Olido homenageia o cineasta nigeriano Tunde Kelani

Mostra do cinema nigeriano vai trazer o diretor, um dos mais respeitados do país; evento acontece entre os dias 18 e 27, no Cine Olido

O Cine Olido, espaço da Galeria Olido, coloca em cartaz, entre os dias 18 e 27, a mostra Bem-vindo a Nollywood, que traz as maiores produções do cinema nigeriano para São Paulo. Um dos cineastas mais importantes da Nigéria, Tunde Kelani, virá ao Brasil para apresentar parte de seus filmes e participar de um encontro durante o evento. O interessante das produções nigerianas e da mostra é que, por contar com baixos orçamentos, os realizadores precisam ter uma dose extra de criatividade nas produções.

Além da mostra de cinema o debate Nollywood em Questão, marcado para o dia 19, às 19h, contará com as presenças de Jamiu Soyode, diretor de produção de filmes do homenageado, dos curadores Bic Leu e Alex Andrade, além do diretor. A conversa terá tradução simultânea.

O cinema nigeriano

Em número de filmes, Nollywood, a indústria cinematográfica nigeriana, supera Hollywood, nos Estados Unidos, e até mesmo Bollywood, na Índia. Por ano, são lançadas mais de 2.500 produções, movimentando cerca de 250 milhões de dólares. Além de resguardar as tradições locais, essa cinematografia faz críticas sociopolíticas à realidade do país. Para Kelani, a indústria de Nollywood é resultado de uma fusão de diferentes culturas. O estilo do próprio cineasta é a união da técnica que aprendeu na London International Film School com as influências artísticas de sua tribo local, Iorubá.

 



Serviço:

Bem vindo a Nollywood

Data: de 18 a 27 de novembro
Local: Cine Olido, na Galeria Olido.
Endereço: Av. São João, 473, Centro
Ingressos no valor de R$ 1.