Biblioteca Mário de Andrade recebe encontros para discutir arte brasileira

Evento pretende explorar obras e autores já conhecidos e evidenciar a infinidade de narrativas existentes sobre a arte no Brasil

Começa nesta terça-feira (8/11) na Biblioteca Mário de Andrade um ciclo de palestras, que desenvolve o tema História(s) da arte no Brasil: do século 19 à primeira metade do século 20. A iniciativa tem curadoria e mediação do pesquisador em artes visuais Thiago Gil. Os palestrantes debaterão a crítica e a atuação de instituições de preservação, divulgação e legitimação de bens para a construção da história no país.

O evento pretende explorar obras e autores já conhecidos e evidenciar a infinidade de narrativas existentes sobre a arte no Brasil. Os palestrantes debaterão também a crítica e a atuação de instituições de preservação, divulgação e legitimação de bens para a construção da história no país.

Na primeira fase, serão quatro encontros. Cada um deles contará com a presença de dois palestrantes que abordarão temas distintos. A etapa inicial abrange o período de 1840 a 1940, pontuada a partir do trabalho de Araújo Porto Alegre, e o assunto final trata das publicações e da atuação do Instituto do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan). Participam do evento o curador Tadeu Chiarelli, curador-chefe do MAM-SP, a historiadora Letícia Squeff , a professora Ana Cavalcanti, entre outros convidados. A segunda parte do ciclo está programada para o primeiro semestre de 2012.

Serviço:

História(s) da arte no Brasil: do século 19 à primeira metade do século 20

Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro.
Grátis.


Programação:

Todas as palestras no mesmo dia acontecerão em seguida uma da outra.

- ESCOLA BRASILEIRA DE PINTURA
Terça-feira, dia 8 de novembro, das 19h às 21h

“Do cume dos Andes ao centro das florestas virgens: Araújo Porto Alegre (1806-79), a escola brasileira e a construção de uma cultura figurativa para o
Império”

com Leticia Squeff, autora dos livros “O Brasil nas Letras de um Pintor: Manuel de Araújo Porto Alegre”, Unicamp/2004, e “Uma Galeria para o Império: a Coleção de Quadros Nacionais Formando a Escola Brasileira (1879)”.

“Entre versões e contradições: historiografia da arte brasileira no século 19”
Com Ana Cavalcanti, professora de história da arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

- CRÍTICA DE ARTE COMO HISTORIOGRAFIA

Quinta-feira, dia 10 de novembro, das 19h às 21h

“Gonzaga Duque: Histórias de Literatura e Artes Plásticas”
Com Vera Lins, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e autora do livro “Gonzaga Duque: a Estratégia do Franco Atirador”, Tempo Brasileiro, 1991.

“Félix Ferreira e a arte brasileira no século 19”
Com Tadeu Chiarelli, curador, professor no departamento de artes plásticas da ECA/USP e autor do livro “Arte Internacional Brasileira”, Lemos/1999.

- DISCURSO PAULISTA
Terça-feira, dia 22 de novembro, das 19h às 21h.

“Primeiros anos da Pinacoteca do Estado: Cesário Motta Júnior e a formação do acervo (1893-1905)”.
Com Alexander Gaiotto Miyoshi, mestre e doutor em história da arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e pós-doutorando em artes visuais na ECA/USP.

“Afonso de Escragnolle Taunay: contribuição para história da arte e a formação da coleção iconográfica do Museu Paulista (1917-1945)”.
Com Miyoko Makino (ex-diretora técnica da divisão de difusão cultural do Museu Paulista, entre os anos de 1991 e 2006).

- BARROCO, NACIONAL, MODERNO
Quinta-feira, dia 24 de novembro, das 19h às 21h.

“Mário de Andrade e a arte patrimonial: história e historiografia da arte no Brasil”.
Com Antonio Gilberto Ramos Nogueira (professor do programa de pós graduação em história social da Universidade Federal do Ceará e autor do livro “Por um Inventário dos Sentidos: Mário de Andrade e a Concepção de Patrimônio e Inventário”, Hucitec/Fapesp/2005).

“Patrimônio da nação: a brasilidade redesenhada pelo Sphan”.
Com Letícia Julião (professora adjunta do curso de museologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG).