Obras de revitalização da Praça Roosevelt estão em fase avançada

Projeto prevê a instalação de equipamentos para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, sanitários públicos, calçadas permeáveis e garagem subterrânea

As obras de revitalização da Praça Franklin Roosevelt, na região central da cidade, já estão avançadas. De acordo com os técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb), as intervenções devem ser concluídas no início do segundo semestre de 2012. A revitalização da Praça Roosevelt é um investimento de R$ 3,8 milhões de reais e faz parte da política de recuperação e revalorização do espaço público, a exemplo do projeto Nova Luz, com o qual vamos reurbanizar toda a região da Estação da Luz, centro histórico de São Paulo.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) iniciou as obras de Requalificação Urbana e Paisagística da Praça na primeira semana de setembro de 2010. Na primeira fase ocorreu a demolição das estruturas de concreto que faziam parte do interior da praça. O prefeito de São Paulo vistoriou as obras neste sábado (1º/10). "Esta é uma praça muito importante para a cidade de São Paulo. Há anos muitos sonhavam com a sua recuperação. Felizmente agora isso se torna uma realidade, após tantas dificuldades e imprevistos. Todos os serviços estão no cronograma, mas existe um esforço para entregá-la o quanto antes", afirmou.

Requalificação Urbana e Paisagística

O projeto de Requalificação Urbana e Paisagística da Praça Roosevelt representa a transformação do perfil arquitetônico e urbanístico de uma área de 25.100 m². A reforma dessa área inclui a instalação de equipamentos para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, sanitários públicos, calçadas permeáveis (ecológicas) e garagem subterrânea com 556 vagas. No subsolo, serão construídas as bases da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar.

Um percurso arborizado irá cortar a praça, com um sistema de rampas e escadas, tudo projetado dentro das normas de acessibilidade. No nível principal da praça haverá dois quiosques para floricultura e serão plantadas 223 árvores de espécies nativas. A iluminação local também irá garantir claridade abaixo da copa das árvores. Além disso, a obra prevê a instalação de um "cachorródromo", que será cercado por bancos de concreto. O espaço terá uma área gramada e outra em terra, além do bebedouro para cães. A impermeabilização nesse espaço será especifica para o tipo de acidez proveniente da urina dos animais, evitando a degradação do espaço.