Programa de Proteção ao Pedestre mostra resultados na região e será ampliado

Conforme pesquisa da CET os cruzamentos da região central e da Avenida Paulista passaram de 10% para 25% em número de motoristas respeitosos

O Programa de Proteção ao Pedestre, que começou em 2010, começa a mostrar resultados significativos nos motoristas e pedestres da cidade. A CET iniciou a ampliação do programa que começou na região central para oito novas áreas e seis corredores da cidade. O início da aplicação de multas nesses locais será no dia 19 de setembro.

Um dos destaques dessa iniciativa é o aumento no índice de respeito ao pedestre na faixa de travessia. Conforme pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em cruzamentos da região central e da avenida Paulista, o número de motoristas que respeitam o pedestre passou de 10% para 25%, entre julho e agosto deste ano.

Outro levantamento realizado pela CET na região centra e Av. Paulista mostra que em cruzamentos da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) houve uma redução de 61% de atropelamentos no período de 11/5/2011 a 10/ 8/2011. A pesquisa foi feita apenas em pontos que pertencem a ZMPP e considerou o mesmo intervalo de dias com base em 2010.

Os novos locais que compreendem a zona de ampliação do programa são considerados pólos irradiadores e foram identificados como áreas que possuem cruzamentos com incidência de atropelamentos. Essa ampliação mantém a meta de proporcionar maior segurança aos usuários que circulam na cidade e reduzir em até 50% o número de atropelamentos e mortes de pedestres até 2012. Até a última quinta-feira (1º/9), 35 áreas da região central da cidade já contavam com equipes educacionais compostas por orientadores de pedestres e mímicos.

Com a ampliação, já são cerca de 530 orientadores de travessia espalhados por cruzamentos da Cidade. Em breve, o número checará a 1.040 orientadores. Confira os novos pontos e corredores com equipes educacionais: Largo 13 de Maio; Brás; Penha; Vila Maria; Jardim Paulista; Sapopemba; Itaquera; São Miguel Paulista; Avenida Paes de Barros; Avenida Armando de Arruda Pereira (próximo à estação do Metrô); Corredor Campo Limpo/Rebouças/centro (rua da Consolação e na região do Butantã); Corredor Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro (avenida Roberto Kennedy); Corredor Itapecerica/João Dias/Centro (avenida João Dias e Estrada de Itapecerica) e no Corredor Mateo Bei (nas proximidades do terminal de ônibus Carrão).