Projeto de revitalização da Praça 14 Bis é apresentado à Prefeitura

Ideia da Comunidade da Bela Vista propõe a requalificação urbana da Avenida Nove de Julho, em um trecho de cerca de 2 quilômetros

Na tarde desta segunda-feira (15) a Grupo do Futuro da Rede Social Bela Vista realizou a apresentação do projeto de revitalização da Praça 14 Bis, localizada na região central de São Paulo. O prefeito assistiu a proposta, divulgada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio), e considerou a proposta inovadora. Após a apresentação, o próximo passo é a avaliação técnica de diversos setores da administração municipal.

A intervenção foi planejada a partir de sugestões da comunidade. O projeto propõe a requalificação urbana da Av. Nove de Julho, que passa pela região central a partir do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em um trecho de cerca de 2 quilômetros. O plano tem como objetivo melhorar a segurança e a acessibilidade da praça, além de ampliar a oferta de lazer no local. A revitalização também prevê intervenções na drenagem da região.

Mudanças previstas

O plano apresentado prevê a demolição do viaduto Dr. Plínio de Queiroz, que corta a Praça 14 Bis e a Avenida Nove de Julho. Sob a praça seria construído um túnel de 260 metros, dando vazão ao tráfego de ônibus e demais veículos. No trecho da avenida, que ficará na superfície, foram planejadas três faixas de rolamento, com corredores de ônibus e canteiro central arborizado. Com esta intervenção viária, seria possível revitalizar a praça, tornando-a uma área de lazer e integração.

A revitalização foi planejada a partir de sugestões da comunidade, tendo em vista a qualidade de vida do bairro. Então, dá especial atenção à criação de espaços de lazer, esporte e cultura, incluindo um museu. Adriana Levisky é a arquiteta responsável pela proposta e planejou a criação de um Parque Boulevard, com requalificação de mobiliário urbano e iluminação, abertura de calçadas de 3 metros de largura e pavimentação associada a novos sistemas de drenagem urbana. Seria utilizado um piso especial, permeável, que tornaria mais fácil escoar as águas por dutos até uma rede de galerias.