Edifícios São Vito e Mercúrio viram asfalto ecológico e Prefeitura irá pavimentar 18 ruas

Iniciativa permite que deixem de ser extraídos da natureza cerca de 44 mil m³ de brita

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, vai transformar os resíduos dos tradicionais edifícios São Vito e Mercúrio, na região central da cidade, em asfalto ecológico para pavimentação de 18 vias. Entre elas está a avenida Sapopemba, a mais extensa da cidade (com 5 mil metros de extensão), que terá pavimentado o trecho entre a avenida dos Sertanistas e a rua Bento Guelfi.

A iniciativa, com investimento de R$ 14 milhões, contribui para minimizar o impacto ecológico que os restos de obras de demolição podem produzir ao meio-ambiente, quando não recebem a correta destinação. As 18 vias a serem pavimentadas totalizam área de 72 mil m² e uma extensão de mais de 10,7 km nas Subprefeituras Campo Limpo, Freguesia do Ó, Guaianases, Itaquera, São Miguel e São Mateus.

O material proveniente de resíduos (entulho) da demolição dos prédios São Vito e Mercúrio será usado como sub-base para a pavimentação. Sobre esta camada será acrescentada uma, composta por restos de fresagem de ruas que estão recebendo recapeamento.

Este ano a Prefeitura já pavimentou 44 vias de terra com o mesmo sistema, totalizando aproximadamente 12,9 km de vias com novo asfalto. As Subprefeituras contempladas foram definidas devido ao cronograma de pavimentação e características físicas para pavimentação.