Duas obras na região central da cidade recebem visitas de técnicos

Chácara Lane e Espaço de Convivência estão recebendo intervenções; previsão de entrega dos dois espaços é até o final do ano

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) vistoriou obras de Cultura e Assistência e Desenvolvimento Social, no Centro da cidade. Os dois locais que recebem as melhorias da Prefeitura de São Paulo são o edifício da Chácara Lane e o Espaço de Convivência da rua Mauá.

O primeiro ponto do roteiro foi na obra de recuperação do edifício histórico da Chácara Lane, na rua da Consolação, 1024. O local está passando por intervenções para receber o Museu do Papel, espaço que reunirá todos os acervos artísticos da Prefeitura, que atualmente estão na Câmara Municipal. Além da recuperação da casa, um prédio anexo será demolido para dar lugar a um jardim, permitindo a observação do casarão pela rua, alem de uma barreira erguida para isolamento acústico.

As obras são responsabilidade da SMC e estão em ritmo acelerado, com previsão de entrega até o final do ano. A Chácara Lane representa um exemplar do tipo chácara do início do século XIX, e testemunha as transformações ocorridas na cidade através de seus acréscimos, revelando a expansão da capital paulista, a sua mudança de status e o gosto estilístico da época.

Logo em seguida, os técnicos foram visitar as obras no novo Espaço de Convivência, na rua Mauá nº 36, também na região central da cidade. O local terá a missão de servir à população de rua. Durante o dia, o espaço vai atender os usuários com educadores, assistentes sociais e técnicos da saúde, com orientações e encaminhamentos para os serviços da Prefeitura como os Centros de Acolhida, tratamentos médicos, capacitação profissional e obtenção de documentação. Também serão disponibilizados banheiros com chuveiros, kits de higiene, oficinas de capacitação, bem como atividades culturais e de lazer, com o objetivo de estimular a reintegração social. A previsão é de que até o final de outubro as obras estejam concluídas.