Restaurante Escola, no Centro da cidade, já formou mais de 900 jovens

Outra nova turma está capacitada a atuar nas áreas de gastronomia e hotelaria; projeto é uma boa oportunidade para trabalhar na Copa do Mundo 2014

O Projeto Restaurante Escola, uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e de Assistência e Desenvolvimento Social com a Fundação Jovem Profissional, já qualificou cerca de 900 jovens com idades entre 16 e 20 anos, desde 2006, quando começaram os trabalhos praticos. Na última sexta-feira (5), mais uma turma de jovens foi diplomada pelo projeto, desta vez para trabalhar no setor de hotelaria e restaurantes.

A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, no Centro de São Paulo. As aulas do projeto Restaurante Escola ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, durante sete meses. Nesse período, os jovens se revezam nas diversas funções, em atividades teóricas e praticas, numa sala de aula instalada dentro do próprio restaurante. Mesmo antes de formados, os jovens são constantemente convidados a trabalhar em coquetéis, alm oços, jantares e eventos externos. Os participantes do curso ainda contam com o apoio e incentivo da Semdet, responsável pelo pagamento de bolsa-auxílio, para se deslocar e permanecer no curso.

O aprendizado ensina o aluno a cozinhar, servir, organizar e atender clientes de restaurantes e hotéis, inclusive com experiências praticas com o público real. O Restaurante Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h, no viaduto Jacareí, 100, Centro. O local é aberto para atendimento ao público em geral, oferecendo cardápio variado, incluindo culinária internacional, por preços populares.

Preparação para 2014

Os jogos da Copa do Mundo em São Paulo deverão atrair centenas de milhares de pessoas para a Cidade. O setor do turismo será o grande beneficiado com a presença de estrangeiros e pessoas de outros Estados que assistirão às partidas na Capital. Para se preparar na recepção a turistas, a Prefeitura de São Paulo desenvolve ações para a capacitação de jovens trabalhadores, caso do projeto Restaurante Escola.