Tenda para pessoas em situação de rua completa dois anos

Uma série de atividades foram realizadas no Espaço de Convivência Jardim da Vida, que já realizou mais de 160 mil atendimentos

Inaugurado em julho de 2009 pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), o Espaço de Convivência Jardim da Vida, localizado no Parque Dom Pedro II, completou dois anos de atividades na última quinta-feira (28). Equipamentos como este são como porta de entrada para a rede socioassistencial. A pessoa em situação de rua pode fazer a sua higiene pessoal, participar de atividades e receber orientação dos profissionais que atuam no espaço.

Para comemorar a data, o equipamento realizou uma série de atividades, como gincanas e brincadeiras, caça ao tesouro, além de partidas de futebol disputadas de uma forma diferente. As equipes, formadas por seis jogadores, foram divididas em três duplas unidas por uma corda. O encerramento das festividades foi embalado ao som do DJ Anacleto Yanagida, que agitou os freqüentadores do espaço com os principais hits do momento.

Alguns usuários foram encaminhados para os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Acolhida, inserção no mercado de trabalho, tratamento médico, entre outros benefícios. Desde sua inauguração, a equipe de educadores e assistentes sociais do equipamento realizou perto de 160 mil atendimentos, mais de 70 mil banhos foram tomados e 1.526 pessoas encaminhadas para obter documentação.

Jardim da Vida

Instalado no Parque Dom Pedro II, região central da Cidade, o Espaço funciona todos os dias da semana, das 8h às 23h. Idealizado para servir à população de rua durante o dia, o local dispõe de educadores, assistentes sociais e técnicos da saúde. As devidas orientações são dadas e o usuário é encaminhado para algum outro serviço, se necessário.

Além disso, são disponibilizados banheiros com chuveiros, kits de higiene, oficinas de capacitação, bem como atividades culturais e de lazer, com o objetivo de estimular a reintegração social. Na esteira do sucesso do Jardim da Vida I, a secretaria inaugurou em fevereiro do ano passado, no mesmo local, um anexo batizado de Jardim da Vida II. Construído em área de 320m², o equipamento proporciona aos usuários uma série de atividades, como trabalhos de artesanato. Outros quatro espaços similares foram inaugurados na Cidade: Mooca, Santa Cecília, Bela Vista e Barra Funda.