Três novos espaços da região central fazem parte das metas da Agenda 2012

Objetivo da agenda é promover serviços sociais que visam contribuir para o bem estar da população

Três equipamentos da região central foram vistoriados na última segunda-feira (25), por conselheiros da Agenda 2012. O Complexo Boracea possui locais destinados às pessoas em situação de rua. São eles o Centro de Referência Especializado para Moradores em Situação de Rua (Creas POP), o Espaço de Convivência para Moradores de Rua Barra Funda e o Centro de Acolhida para Adultos 24 horas, o Barra Funda II. Além deles, o Espaço de Convivência Bela Vista e o Centro de Acolhida Especial para Idosos (Morada São João) também foram visitados. Esses equipamentos estão presentes nas metas da Agenda 2012, que visa melhorar a qualidade de vida da cidade de São Paulo.

O eixo Cidade dos Direitos do Programa de Metas - Agenda 2012 tem o objetivo de promover serviços sociais que visam contribuir para o bem estar da população e, ao mesmo tempo, reduzir as diferenças na capital paulista. O roteiro promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, começou pelo Complexo Boracea, que contempla a meta 26 da Agenda 2012. Lá, os conselheiros visitaram os três equipamentos presentes, que, ao todo, disponibiliza 1240 vagas a pessoas em situação de rua.

A próxima parada foi no Espaço de Convivência Bela Vista, meta 33 da Agenda 2012. O espaço atende em média 300 pessoas por dia e oferece 20 banheiros, sendo dois adaptados para deficientes físicos, além de lavanderia, fraldário, barbearia e oficinas de costura. O espaço também permite que sejam retirados documentos, oferece orientação jurídica e promove a capacitação profissional e oficinas culturais de canto, caligrafia, capoeira, dança de salão e trança afro.

Em seguida, o roteiro levou os conselheiros ao Centro de Acolhida Especial para Idosos – a Morada São João, meta 33 da Agenda 2012. O local abriga 210 idosos e está localizado no antigo Hotel Atlântico, com 60 suítes e banheiros adaptados para a terceira idade. Os moradores do local recebem seis refeições diárias, oficinas culturais, aulas de dança e desfrutam de espaços de convivência com sofás, varanda e televisão.

Para o segundo semestre de 2011, a Morada São João implantará o Projeto Aprendiz na Terceira Idade, que consistirá na alfabetização dos idosos por meio de profissionais voluntários. O foco do local é manter essas pessoas sempre em atividade e, principalmente, exercitando a mente.