Avenida Doutor Arnaldo terá calçada nova

Revitalização prevê maior acessibilidade, funcionalidade e conforto para os pedestres, além de novo paisagismo e realocação de algumas bancas de flores

A Avenida Dr. Arnaldo, na região central da cidade, terá suas calçadas revitalizadas a partir da próxima semana. Eixo hospitalar e uma das principais ligações entre a Zona Oeste e a região da Paulista, a avenida apresenta hoje uma caótica diversidade de pisos e interferências indevidas. A partir das obras, que devem durar 90 dias, a Dr. Arnaldo ganhará cara nova, mais confortável e agradável.

Para revitalizar as calçadas, a empresa Cerqueira Torres Construção irá remover todo o piso existente em cerca de um quilômetro de extensão, do acesso à avenida Rebouças à rua Cardoso de Almeida, com exceção do passeio da estação do Metrô. As intervenções serão feitas em etapas, sem que seja necessário interditar grandes extensões da avenida. Serão 3,7 mil metros quadrados de pisos novos para a avenida.

O novo piso da avenida contará com as chamadas faixas de serviço e livre. A faixa de serviços, voltada para a realização de trabalhos de manutenção por parte de concessionárias de gás, telefone, eletricidade e TV a cabo, será dividida entre calçamento intertravado e verde. O primeiro consiste de blocos de concreto intertravado, cujo sistema permite a fácil remoção, sem a necessidade de quebra. Por não precisar de contra-piso, é mais barato que o calçamento feito de ladrilho hidráulico, utilizado com maior freqüência. O calçamento verde, por sua vez, vai compor o paisagismo já existente, preenchido com áreas gramadas ou espécies baixas de plantas.

A faixa livre, localizada do lado interno da calçada, destina-se à circulação dos pedestres, sem qualquer interferência física. Com largura constante de 1,8 metro, foi planejada também para atender aos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, e oferecer segurança durante a caminhada. Nesta faixa será colocado o ladrilho hidráulico de 25 dados, na cor cinza-claro. A ilha central da avenida também vai mudar de cara: cerca de 850 metros ganharão novo projeto paisagístico.

“Gradativamente estamos adequando São Paulo à realidade mundial, ou seja, permitindo que o pedestre caminhe pelas calçadas de sua cidade com segurança, sem que corra o risco de topar em algum obstáculo indevido”, afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Coordenação das Subprefeituras e Subprefeito da Sé.

Adequação das bancas de flores

As tradicionais bancas de flores da Dr. Arnaldo também passarão por mudanças. Elas ficarão entre áreas de convivências ou pequenas praças, distribuídas ao longo da quadra onde já funcionam. Das atuais 23 bancas, cinco serão realocadas para atender às novas especificações.

A idéia dessas praças surgiu a partir da necessidade de aumentar a área de passeio, atualmente ocupada por postes de iluminação pública e árvores tombadas pelo Patrimônio Histórico. Essa nova metodologia permitirá a integração com a paisagem urbana, além de atender às exigências de livre circulação e acessibilidade.

Mais conforto na região central

A revitalização do calçamento da Av. Dr. Arnaldo faz parte da estratégia de recuperação do passeio público de vias prioritárias do centro de São Paulo. O secretário Andrea Matarazzo faz questão de frisar que a responsabilidade pela manutenção do passeio público é do proprietário do imóvel, cabendo à Prefeitura a fiscalização e, em caso de necessidade, a autuação. No entanto, a lei permite que o Governo Municipal faça a reforma em vias consideradas prioritárias.

“Aos poucos, estamos consertando as calçadas de várias vias importantes da região central, que há muitos anos estava entregue à própria sorte e sem que o poder público tomasse providências”, lembra Matarazzo.

Até o momento, a Subprefeitura Sé já substituiu mais de 20 quilômetros de passeio público em locais como os cemitérios da Consolação e do Araçá, Praça Esther Mesquita, Rua 7 de Abril, Parque da Luz, Praça Princesa Isabel, Rua Avanhandava e Rua Augusta.