Programa Liberdade Verde chega a mais de 700 mudas plantadas no bairro

Em comemoração, prefeito realiza plantio simbólico na região

O prefeito participou na manhã deste sábado (23) da comemoração das mais de 700 mudas plantadas por meio do Programa Liberdade Verde e do plantio de uma sakura (cerejeira), árvore símbolo do Japão, em frente à sede do ambulatório da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo - Enkyo, no bairro da Liberdade. A região já recebeu diversas espécies de árvores, como pau-ferro, pau mulato, ipê roxo, ipê branco, babosa branca, triplaris, dedaleiro e cerejeira.

 

Desde 2009, a iniciativa da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente vem aumentando a permeabilidade das calçadas do distrito, diminuindo as ilhas de calor e, principalmente, conscientizando a população para a preservação das novas árvores plantadas. Até o final do programa, serão mais de 1.500 árvores plantadas em 80 ruas do bairro da Liberdade, em parceria com a Subprefeitura Sé. Além disso, já foram implantados 4 mil metros de calçadas ecológicas na região (trilhas verdes no meio das calçadas) por meio do Liberdade Verde.

 

"Esse programa não é apenas um programa no campo ambiental. É também cultural, porque dá identidade à comunidade, mostra a integração de gerações, de povos, e com isso, nos dá oportunidade de fazer de São Paulo uma cidade melhor", afirmou o prefeito.

 

As comunidades japonesa, coreana e chinesa do bairro contribuíram com o trabalho de educação ambiental realizado pela equipe do Núcleo Centro Oeste 2, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Elas auxiliaram na disseminação do programa, por meio de um cartaz escrito em quatro idiomas (português, japonês, chinês e coreano) distribuído em estabelecimentos comerciais do bairro, tendo como objetivo promover a união das comunidades locais para a preservação ambiental.

 

"O diferencial desse projeto de arborização é a participação aqui na região da Liberdade. Esse provavelmente é o programa mais participativo relacionado à arborização existente na cidade de São Paulo", acrescentou o secretário do Verde e Meio Ambiente.